Demografia

A Geografia da Mudança: Dinâmica Populacional e Espacial na Região Ecótono da Amazônia-Cerrado

Este trabalho se concentra na população urbana e nos padrões de uso e cobertura da terra ao longo do tempo na fronteira agrícola entre os biomas Amazônia e Cerrado, conhecida como Região Ecótono Amazônia-Cerrado (ACER), limitada ao estado do Mato Grosso. Este estudo também traz dados e análises adicionais relacionados à migração e aos aspectos socioeconômicos (emprego e renda) para enriquecer a discussão dos efeitos da fronteira agrícola na ACER.

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE RACIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A SOBREVIVÊNCIA ESCOLAR E A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Em tempos modernos em que a Sociedade Escravocrata Brasileira – sistema social, econômico e político que perdurou mais de 300 anos – deixou heranças nas materialidades do Espaço Geográfico, tais como os pelourinhos, os engenhos e os favelas, e nas estruturas socioeconômicas racialmente desiguais, como o perfil racial majoritariamente negro dos jovens em conflito com a lei e dos adultos presos, dos indivíduos que mais sofrem violência policial, das pessoas que apresentam maiores taxas de analfabetismo, entre tantos outros exemplos cabíveis.

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS DIFERENCIAIS DE MORTALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL ANTES DA APOSENTADORIA

Este estudo investiga as repercussões da pandemia de Covid-19 sobre a mortalidade da população empregada formalmente no Brasil, abordando como variáveis socioeconômicas e demográficas foram afetadas neste contexto. Estruturada em três capítulos, a pesquisa examina as interseções entre mortalidade, previdência social, pandemia e mercado de trabalho.

Edital de seleção interna do Programa de Bolsa Sanduíche no Exterior da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Conforme estabelecido no Edital CAPES No 26/2024, o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGD) estabelece os critérios e prazos para a seleção interna de candidatos(as) ao Programa de Bolsa Sanduíche no Exterior (PDSE) no nível de doutorado da Capes. O período de estágio pode variar entre quatro e nove meses e o início dos estudos no exterior deve ocorrer entre setembro e outubro de 2025.

REORGANIZAÇÃO METROPOLITANA, PRODUÇÃO DO ESPAÇO E MOBILIDADE DA POPULAÇÃO NA RMSP: O CASO DE ARUJÁ

Este trabalho tem como espaço urbano de interesse a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que se subdivide politicamente em 39 municípios, do qual utilizaremos Arujá como estudo caso, município localizado na sub-região Leste da RMSP que vem apresentando taxas de crescimento altas quando comparadas com as taxas de crescimento do município polo, São Paulo e subpolo, Guarulhos. Assim o objetivo geral desta pesquisa é compreender o papel de Arujá-SP na dinâmica da Região Metropolitana de São Paulo.

DIREITOS REPRODUTIVOS E MIGRAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE ACESSO E PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE REPRODUTIVA ENTRE MULHERES VENEZUELANAS EM SÃO PAULO

Desde o reconhecimento da relação entre reprodução e direitos humanos, introduzido mundialmente na Conferência Internacional de População e Desenvolvimento do Cairo (CIPD), em 1994, a discussão sobre gênero, sexualidade e saúde reprodutiva tem exibido importantes avanços em vários países. Entretanto, apesar da participação vanguardista do Brasil na CIPD e da adesão ao seu Programa de Ação, os direitos reprodutivos ainda não estão completamente garantidos no país, especialmente para grupos socialmente vulneráveis, como é o caso das mulheres migrantes.

Aplicação de Machine Learning para Análise dos Determinantes de Mortalidade Neonatal entre o período 2014 a 2015

A mortalidade infantil e neonatal é reflexo de uma combinação de fatores biológicos, socioeconômicos e assistenciais e uma análise quantitativa deste problema implica no processamento de grandes conjuntos de dados oriundos de diversas fontes. A aplicação de técnicas de Machine Learning tem se tornado cada vez mais difundida para lidar com problemas desta natureza.

A MORTALIDADE DAS EMPRESAS PAULISTANAS ENTRE 1990 E 2020: UMA ABORDAGEM DEMOGRÁFICA

A demografia, ciência que estuda as populações humanas, é fundamental para compreender as dinâmicas socioeconômicas e demográficas ao longo do tempo. No entanto, sua aplicação não se limita apenas às populações humanas, estendendo-se a outras formas de vida, como empresas. Este estudo propõe investigar a mortalidade das empresas sediadas no município de São Paulo entre 1990 e 2020, aplicando métodos demográficos.