AS OUTRAS REGRAS DO JOGO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A INDÚSTRIA DA MODA E O MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. FONDATION LOUIS VUITTON E COLLECTION PINAULT COMO ESTUDOS DE CASO

Identificando as circunstâncias que favoreceram os avanços de uma elite corporativa privilegiada sobre as artes – nomeadamente a retração dos investimentos públicos neste setor a partir da década de 1980; a financeirização e especulação crescentes sobre os bens culturais e a consolidação, via globalização, de novas formas de capitalismo – esta investigação parte da hipótese de que o campo artístico sofreu certas transformações que culminaram em uma readequação das “regras do jogo”, agora pendendo em favor dos grandes patronos. Tomando como ponto de partida a atuação dos mega colecionadores franceses associados ao universo do luxo, Bernard Arnault e François Pinault, esse trabalho busca entender e caracterizar a especificidade das relações entre a arte e a moda materializadas na Fondation Louis Vuitton e na Pinault Collection, braços artísticos-institucionais dos dois maiores conglomerados de luxo do planeta, o Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) e o Grupo Kering. Com o intuito de explorar a extensão da intervenção corporativa do universo da moda de luxo sobre o campo da arte contemporânea – cuja via de entrada é, como entendemos, o mercado – esta investigação utilizou-se de dois estudos de caso para refletir, sistematizar e qualificar os efeitos e consequências dessas atividades sobre a arte, os artistas e seus modos de circulação e sobrevivência, assim como os seus desdobramentos materiais e simbólicos no próprio universo do luxo.

Data da defesa:
segunda-feira, 18 Março, 2024 - 09:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Renato José Pinto Ortiz (Presidente) (Orientador) - IFCH/UNICAMP
Prof. Dr. Michel Nicolau Netto - IFCH/ UNICAMP
Dra. Maria Lucia Bueno Ramos - Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF)
Dra. Miqueli Michetti - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Paula Maria Guerra Tavares - Universidade do Porto