Lançamento do livro 'Entre a nação e a revolução', de André Kaysel

Data da publicação: seg, 18/03/2019 - 13h26min

O Seminário das Cinco de 20 de março realizará o lançamento do livro Entre a nação e a revolução, do Prof. Dr. André Kaysel Velasco e Cruz. O encontro será às 17 horas, na Sala da Congregação. A mesa contará com a presença do autor e do Prof. Dr. Alvaro Bianchi.

Lançado pela Editora Alameda, Entre a nação e a revolução trata de uma das mais clássicas questões da história e ciências sociais latino-americanas: a entrada das camadas populares urbanas e rurais no cenário político do continente. Para enfrentar processo tão complexo e com demarcação temporal tão variada, o autor estabeleceu uma precisa estratégia teórico-metodológica. Partiu da constatação da falta de enraizamento do marxismo comunista na América Latina, sobretudo face à interpelação de esquerdas nacionalistas, sob formas discursivas variadas.

Por isso, decidiu analisar as relações de aproximação e de afastamento entre esses dois discursos que, se concorreram entre si, também realizaram alianças, ainda que tensas e ambíguas. Algo que só poderia ser feito, a partir de estudos de caso, em perspectiva comparada, razão pela são examinados os exemplos do Peru, nos anos 1920/30 e do Brasil das décadas de 1950/60.

O Seminário das Cinco é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. 

 


Programação:

Data e horário da programação Título Local
qua, 20/03/2019 - 17:00 Lançamento do livro 'Entre a nação e a revolução', de André Kaysel Sala da Congregação