Unicamp recebe visita de delegação da Universidad Austral de Chile

Data da publicação: qui, 05/12/2019 - 17h20min

A Unicamp recebeu nesta quinta-feira (05/12) a visita do reitor da Universidad Austral de Chile, Prof. Dr. Oscar Galindo, acompanhado pelo vice-reitor acadêmico Oscar Balocchi Leonelli, pelo decano da Facultad de Filosofia y Humanidades, Mauricio Mancilla Muñoz, e pelo professor do Instituto de Historia y Ciencias Sociales, Fabián Almonacid Zapata.

Os representantes da instituição chilena foram recebidos na Reitoria pelo reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel, pelo diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Prof. Dr. Alvaro Bianchi, pelo professor do Instituto de Geociências (IG) Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves, pelo assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) Prof. Dr. Rafael de Brito Dias, e pela assistente de cooperação internacional da Deri, Ivie Nunes de Santana.

O objetivo da visita é promover e ampliar as parcerias entre a Universidad Austral de Chile e a Unicamp. Atualmente as duas instituições já possuem convênios científicos em diversas áreas de mútuo interesse, como intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes e implementação de projetos conjuntos de pesquisa.

Após a recepção e conversa da Reitoria, a delegação chilena foi acompanhada do professor Alvaro Bianchi conhecer as instalações do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). E em seguida o professor Fabián Almonacid Zapata ministrou uma palestra sobre as manifestações populares no Chile em 2019 no Auditório do Instituto de Geociências.

Fundada em 1954 na cidade de Valdivia, a Universidad Austral de Chile é uma das mais tradicionais instituições de ensino e pesquisa do país. Conta com mais de 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação, distribuídos em cinco campi em quatro cidades do Chile.

(Fotos: João Batista Marques)