Trabalho de campo da disciplina Políticas de Cuidado e Controle

Data da publicação: dom, 06/07/2025 - 21h09min

No dia 16 de junho de 2025, a turma de graduação da disciplina Políticas de Cuidado e Controle, ministrada pela Prof. Taniele Rui, teve a oportunidade de observar a política de terra arrasada que vem sendo promovida pela Prefeitura de São Paulo e que tem feito desaparecer pessoas em situação de rua e usuária de crack da região estigmatizada como cracolândia. Ao contrário do que seria visto em outras ocasiões, agora este pedaço do centro de São Paulo está esvaziado, muitos imóveis estão emparedados, as principais praças estão cercadas com grades de ferro e viaturas policiais guardam um cenário de desalento. 

"Não foi do nada. Eu chegava e ia contando quantas pessoas tinham, cada dia menos. Foi acabando, até não ter mais ninguém". Foi assim que dona Carmem, idealizadora do Coletivo Tem Sentimento, de geração de renda a pessoas LGBT,  contou à turma o que se passou. Não uma ação espetacular, mas um processo que se arrasta nos últimos anos, que combina violência, criminalização e precarização da vida nas ruas. 

Tendo contado com recursos da graduação para o transporte, além de poder acompanhar as transformações urbanas, os estudantes participaram de uma roda de conversa com a antropóloga Amanda Amparo, que desenvolve doutorado na USP sobre a região; e com os estudantes da UFA, uma escola de arte para as pessoas que habitam o território da cracolândia. O estudante Anderson Martins Silva produziu uma narrativa visual desta atividade didática e partilha esses ótimos registros com a comunidade do IFCH que pode ser acessado em www.ifch.unicamp.br/ifch/pf-ifch/public-files/noticias/76118/sao_paulo_16_de_junho_de_2025_compressed.pdf.