Projeto 50 anos do Hip-hop é selecionado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Data da publicação: ter, 26/03/2024 - 16h06min

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a lista dos 36 projetos de pesquisa no exterior selecionados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Um investimento total de até R$ 260 milhões será destinado ao longo de quatro anos para propostas que abordem o combate ao racismo, inclusão, acessibilidade e educação intercultural.

Com projeto celebrando os 50 anos do Hip-hop, a Unicamp, em parceria com a UEL, foi uma das instituições selecionadas e terá 56 bolsas de intercâmbio para estudantes de mestrado e doutorado estudarem por dois semestres nos Estados Unidos e em Porto Rico. O programa terá duração de 4 anos, com turmas em 2024-2025, 2025-2026, 2026-2027 e 2027-2028. Somando todos os custos de gestão, preparação, viagem e bolsa manutenção, serão investidos R$ 5,5 milhões em estudantes das duas universidades.

O professor Omar Ribeiro Thomaz, diretor do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI), lidera o projeto, em colaboração com a Linha de Pesquisa Hip-hop em Trânsito, coordenada pelas professoras Jaqueline Lima Santos (pos-doc na Unicamp) e Daniela Vieira dos Santos (UEL). Além deles, o corpo de pesquisadores do projeto inclui os professores Mário Augusto Medeiros da Silva, Matheus Gato de Jesus, Luiz Gustavo Freitas Rossi e Stella Zagatto Paterniani.

O programa de intercâmbio será realizado na University of Maryland (UMBC), com coordenação da professora Tanya Saunders e participação dos pesquisadores Ramon Goings, Christine Mallinson, Patrícia Young e Elizabeth Patton, e com Universidade de Porto Rico, com a professora María Elba Torres.