Novo Planejamento Estratégico do IFCH é aprovado

Data da publicação: sex, 30/09/2022 - 17h04min

O Planejamento Estratégico (Planes) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas para o período de 2022-2026 foi aprovado nesta semana por unanimidade na Comissão de Planejamento Estratégico Institucional da Unicamp (Copei).

Além de sua aprovação, a proposta do IFCH foi aprovada em edital da Unicamp que garante recursos parciais para implantação do Planes. Os recursos serão utilizados em ações de acessibilidade. Entre elas está prevista a adaptação de sistemas de informática e sites para tecnologia assistiva, o que poderá permitir recursos de tradução virtual em Libras, bem como adição de fala, tradução e leitura nas páginas eletrônicas. Outra parte dos recursos desse edital será aplicada na melhoria da sinalização do instituto, como a instalação de placas em braile, mapa tátil, piso tátil de PVC e alarme audiovisual nos banheiros PCD.

Segundo a diretora do IFCH, professora Andréia Galvão, a aprovação do Planes é uma grande conquista para o instituto. “Primeiramente, porque muitas pessoas, de todos os setores do instituto, se envolveram na sua elaboração. Isso nos permitiu detectar um conjunto amplo de necessidades, tanto em termos de infra-estrutura, quanto relativas ao aprimoramento das atividades que desenvolvemos”, declara a diretora do instituto.

A professora Andréia Galvão destaca que a elaboração do Planes permitiu refletir sobre os objetivos e o que almejamos transformar para melhorar nossa comunicação, o levantamento e a disponibilização dos dados e pesquisas que produzimos, o fluxo dos processos administrativos, bem como as políticas de inclusão e permanência estudantil. “Diante disso, definimos 12 projetos estratégicos, alguns dos quais não exigem recursos financeiros, apenas uma reorganização de tarefas e maior integração entre os setores. O valor de 200 mil que obtivemos no Planes vai ser alocado nas políticas de acessibilidade, que foram definidas em termos bastante amplos, já que compreendem as dimensões tecnológica, informacional e infraestrutural. É um recurso que vem em boa hora, e que vai nos permitir viabilizar uma parte substantiva do Planes”, avalia Andréia Galvão.

O Planejamento Estratégico do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH 2022 - 2026 pode ser consultado aqui.