Nova publicação sobre a história do trabalho no Brasil e nos Estados Unidos

Data da publicação: sex, 27/01/2023 - 13h07min

Os trabalhadores no Brasil e nos Estados Unidos têm histórias paralelas e entrelaçadas. A coletânea The Entangled Labor Histories of Brazil and the United States, que tem entre seus oprganizadores o professor Fernando Teixeira da Silva (Departamento de História), é composta por diversos artigos que analisam, numa perspectiva comparada e transnacional, a história do trabalho nas duas nações, cujo passado carrega as marcas da escravidão, do racismo, da imigração transoceânica e da rápida urbanização. Essas características, além de fortes diferenciações e desigualdades regionais, moldaram decisivamente as classes trabalhadoras nos dois países. Escritos por um grupo internacional de historiadores, os textos exploram os vínculos, as ressonâncias e as diferenças entre as experiências dos trabalhadores nos dois países.

Lá e cá, a historiografia caminhou em ritmos diferentes, permeada por diversos debates, que aparecem sintetizados nesta coletânea, que ainda adiciona novos tópicos de pesquisa e novas fontes de investigação. A obra contribui, assim, para ampliar o escopo da análise de temas e problemas que são familiares aos historiadores do trabalho e aos trabalhadores no Brasil e nos Estados Unidos, mas que ainda permanecem apartados e fechados em suas respectivas histórias nacionais. 

O livro é uma versão modificada do que foi publicado no Brasil pela Editora Sagga em 2020, intitulado Trabalho & Labor: histórias compartilhadas (Brasil e Estados Unidos, século XX) e organizado por Fernando T. Silva e Alexandre Fortes. As duas publicações são resultados do Projeto Temático do Cecult, “Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica”, financiado pela FAPESP entre 2015 e 2019.