Nota do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp

Data da publicação: seg, 09/01/2023 - 08h32min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp repudia com veemência os atos terroristas que, em 8/01, tentaram golpear nossa democracia.

A extrema direita, que mostra hoje sua mais face violenta, vem atentando nos últimos anos contra o Estado democrático de direito de forma organizada e incentivada, inclusive pelo grupo político derrotado nas últimas eleições presidenciais.

Nossa democracia precisa ser reconstruída e com essa esperança iniciamos o ano de 2023. Mas, para isso, é preciso que os ataques contra a democracia sejam respondidos de forma enérgica e definitiva.

Golpismo é crime. Esperamos que a lei se imponha sobre os terroristas e golpistas, tanto os que protagonizaram os atos  em Brasília em 08/01, quanto os que os patrocinaram e coordenaram, a partir de outros lugares do Brasil e do exterior.

Que eles sejam responsabilizados e que a democracia brasileira nunca mais seja ameaçada.

Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp