Nota do IFCH de pesar e indignação perante o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips

Data da publicação: ter, 21/06/2022 - 09h31min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp manifesta profundo pesar e indignação perante o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
Bruno e Dom foram brutalmente assassinados por exercerem seus trabalhos em defesa dos povos indígenas e da Amazônia. Suas mortes resultam do desmonte das políticas indigenistas e do projeto de destruição do governo brasileiro com relação à Amazônia, que incentivam a exploração ilegal de territórios tradicionais.

É preciso que sejam levadas a sério pelas autoridades competentes as denúncias feitas pela UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) sobre a atuação de organizações criminosas em seu território, e que se investigue a fundo as razões deste terrível crime político.

Manifestamos toda nossa solidariedade aos familiares e amigos de Bruno e Dom, e nos somamos às vozes que pedem justiça. Suas memórias seguirão fortalecendo nossa luta pelos direitos dos povos indígenas, pela Amazônia e por um país mais justo.