Mutirão e intervenção no IFCH

Data da publicação: qua, 08/09/2021 - 16h13min

Prezada comunidade,

    Esperamos em breve nos reencontrar e reencontrar nosso IFCH. E para nos sentirmos de novo em casa, precisamos reconhecer, reocupar e ressignificar nossos espaços. Assim, convidamos toda nossa comunidade para apresentar propostas de intervenção artística para preparar nosso instituto para o retorno às atividades presenciais, que deve ocorrer de forma paulatina e cuidadosa, respeitando todos os protocolos sanitários. 

    Conforme já foi divulgado, a volta presencial às aulas ocorrerá apenas no ano que vem. Estamos planejando várias atividades para marcar e celebrar esse momento mas, para isso, gostaríamos que nosso instituto estivesse mais bonito e acolhedor. Não se trata de contratar um serviço de pintura, mas de estimular nosso espírito de cooperação e solidariedade para que possamos exorcizar a catástrofe da pandemia. Propomos um mutirão no qual membros de nossa comunidade (estudantes, técnico-administrativos, docentes, pesquisadores/as e terceirizados/as), com ou sem experiência de intervenções artísticas, participem deixando sua marca, suas ideias, suas cores e sua imaginação em nosso instituto.

 

Como funciona?

- Escolha um espaço do IFCH, em qualquer um de nossos prédios. Pode ser muro, parede, porta, mesas, cadeiras, etc. 

- Apresente uma proposta contendo:

  • O que gostaria de fazer (grafite, lambe, pintura, mosaico, ou outras intervenções);
  • Uma breve justificativa sobre a relevância da intervenção para nossa comunidade;
  • Quais materiais são necessários para fazer a intervenção;
  • Se requer material de segurança e qual;
  • Qual o tempo previsto de execução e quando pretende começar.

    As propostas podem ser feitas por uma ou mais pessoas, ou por um coletivo (grupo, centro ou núcleo de pesquisa; setor de atividade; departamento; centro acadêmico, etc.). Elas também podem envolver pessoas de outros institutos da Unicamp e mesmo de fora, desde que haja pessoas do IFCH envolvidas. 

    Para enviar sua proposta, preencha o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7gfh0VTxxMVrse-x0CywUlwerwz16IOYfKjqxxoWPCI53Cw/viewform?usp=pp_url

 

Como faremos a escolha?

Uma comissão formada por docentes, técnico-administrativos e discentes, que hoje estão no GT da retomada do IFCH, escolherá as propostas levando em conta:

  • A justificativa da intervenção em relação aos valores de nossa comunidade;
  • A diversidade das categorias representadas nas propostas escolhidas;
  • A diversidade temática das propostas, buscando dar conta da representatividade dos vários grupos que nos formam;
  • A viabilidade financeira e técnica para sua realização. 

A comissão também poderá convidar pessoas que apresentarem propostas a integrá-las entre si, de modo a possibilitar a participação do maior número de pessoas. 

Caso seja necessário algum tipo de treinamento para a execução ou o convite a alguma pessoa externa ao IFCH isso deve ser informado na proposta. A própria Comissão pode convidar pessoas externas ao IFCH para nos auxiliar nas intervenções. 

 

Quem paga os custos?

Os insumos das propostas aprovadas serão custeados pela direção. Não haverá, contudo, qualquer remuneração para sua execução. 

 

Até quando pode mandar proposta?

Até 10/10/2021, pelo formulário mencionado acima. 

 

Quando as propostas selecionadas serão executadas?

A ideia é que a execução ocorra em novembro de 2021, mas outras datas, a partir daí, podem ser propostas. As pessoas que fizerem a intervenção deverão estar plenamente imunizadas (15 dias após a segunda ou a dose única da vacina) para a Covid-19.

 

Qualquer dúvida, enviar e-mail para retorno@unicamp.br.