Mensagem da direção do IFCH sobre o novo surto de Covid-19

Data da publicação: qui, 07/07/2022 - 15h41min

O novo surto de Covid-19 tem gerado dúvidas e apreensão em nossa comunidade. Compartilhamos com vocês algumas orientações para este momento, definidas em consonância com os Informativos Covid nº 1 (https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/01/19/sobre-o-cenario-epidemiologico-atual-da-disseminacao-do-sars-cov-2-e-sua) e nº 2 (https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/01/21/orientacoes-comunidade-universitaria-diante-do-aumento-do-numero-de-casos-de) da Reitoria:

1) Com o aumento dos casos detectados de infecção por Covid-19, orientamos os discentes que evitem circular no IFCH nas próximas semanas, para sua proteção e de nossos/as funcionários/as. Assim, pedimos que procurem tirar suas dúvidas sempre que possível por e-mail. Todos os emails necessários podem ser encontrados  em nosso site  (www.ifch.unicamp.br).

2) Os horários de atendimento ao público no AEL e na biblioteca passaram a ser os seguintes:

Biblioteca: das 9h às 17h15.

AEL: das 9h às 17h, atendimento presencial mediante agendamento por email: aeldigit@unicamp.br.

De toda forma, quem puder adiar o uso desses espaços, pedimos que o faça neste momento.

3) Sobre as regras sanitárias:

As regras sanitárias deverão ser observadas rigorosamente. Dessa forma, só podem circular no IFCH pessoas vacinadas, autorizadas pela DAC ou pela DGRH, e usando máscaras que cubram completamente boca e nariz. Quem se recusar a cumprir essas regras será encaminhado/a à vigilância do campus e não poderá frequentar os espaços da universidade.

4) Cuidados e medidas diante de casos suspeitos:

As pessoas que tiverem qualquer sintoma da Covid-19 devem se afastar imediatamente do trabalho presencial. Nesse caso, informe sua chefia imediata e continue seu trabalho de forma remota. Em caso de confirmação da doença, enviar o atestado para o RH.

Lembramos que é dever de todos/as preservar a segurança sanitária em nosso instituto e as chefias têm todo o respaldo da direção para garantir que estejamos seguros/as.

5) O que fazer diante de contato com paciente confirmado com Covid-19:

As informações abaixo foram retiradas e adaptadas da notificação que o  Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) encaminha aos casos positivos de Covid-19.

Se você teve contato próximo com um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até dez dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas (caso confirmado sintomático) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado assintomático), deve procurar atendimento médico para realização de testagem.

Para fins de vigilância, rastreamento, isolamento e monitoramento de contatos, deve-se considerar contato próximo a pessoa que:

- Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizarem de forma incorreta;

-Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado.

6) Sobre o calendário e as aulas:

As aulas começarão em 18/03/2022, integralmente presenciais na Unicamp para todos/as os/as alunos/as. Estamos adaptando as salas de aula para que possamos ter a maior segurança possível. As salas terão suas capacidades reduzidas para garantir o distanciamento social.

Por consequência, algumas turmas não caberão em uma única sala. Nesses casos, haverá o que a reitoria tem chamado de “salas gêmeas”: uma parte da turma ficará em sala com o/a professor/a, observando-se a capacidade máxima permitida. A outra parte da turma ficará em outra sala, também no IFCH, para onde a aula será transmitida sincronicamente.

Com os equipamentos que teremos disponíveis, as pessoas que estarão na sala gêmea poderão se comunicar normalmente com a outra sala. Já fizemos alguns testes no IFCH e o sistema tem funcionado bem. Ainda estamos estudando como será feita a distribuição das pessoas entre a sala principal e a sala gêmea. Reforçamos que apenas poderão assistir às aulas quem estiver com esquema vacinal completo e autorizado pela DAC.