Informações sobre o IFCH aos estudantes ingressantes

Data da publicação: qui, 28/03/2019 - 11h55min

Esta publicação tem como objetivo trazer informações aos ingressantes, de forma sucinta, sobre as áreas do IFCH que atuam diretamente com a graduação.

Acompanhe também as atividades do IFCH em nosso site, e pelas redes sociais Facebook, Youtube, Instagram e Twitter

Desejamos a todos os calouros e calouras boas-vindas à Universidade.

 

A equipe da Secretaria de Graduação está disponível para auxiliar os alunos com relação às matrículas, currículos e modalidades, apresentação de trabalhos científicos e esclarecimento sobre todos os procedimentos que envolvem os cursos de graduação oferecidos pelo IFCH.

Localização: Prédio da Administração do IFCH, primeiro andar, sala 18.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 11h30, das 13h00 às 17h15 e das 18h45 às 23h. 

www.ifch.unicamp.br/graduação

gradifch@unicamp.br

Telefones: (19) 3521-1577 e 3521-1944

 

A Secretaria de Eventos provê suporte técnico à realização de eventos acadêmicos e culturais, como debates, seminários, congressos, colóquios, conferências, recitais, exposições, entre outros, vinculados direta ou indiretamente às atividades do IFCH. Realiza a divulgação dessas atividades e auxilia o acesso aos recursos presentes nas salas do IFCH, como as reservas, utilização de recursos de sonorização, projeção/multimídia, copa (água e café), filmagem e transmissão junto aos setores responsáveis.

Localização: Prédio da Administração do IFCH, andar térreo, sala 7.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h30 às 17h30. 

www.ifch.unicamp.br/ifch/eventos

seceven@unicamp.br 

Telefone: (19) 3521-1601

 

Nas dependências da Diretoria de Informática é disponibilizado um Laboratório com 50 computadores, sistema de impressão e scanners para atividades de ensino e pesquisa. Para o primeiro acesso, consulte o quadro de anúncios do Laboratório de Informática. Esclarecemos que o acesso é restrito a alunos com vínculo formal, com senha individual e intransferível.

Localização: Prédio dos Professores, primeiro andar - à direita

Horário de funcionamento: segundas, das 10h00 às 22h30, e de terça à sexta, das 09h00 às 22h30.

www.ifch.unicamp.br/ifch/informatica

ifchinfo@unicamp.br

 

A equipe do Setor de Publicações e a Livraria recebem os graduandos com publicações diversas das áreas afins para que o aluno tenha um primeiro contato com a produção acadêmica impressa do Instituto. O Setor é responsável em organizar o Concurso Fausto Castilho de Monografias e a confecção e divulgação da publicação premiada.

Localização: Publicações - prédio da Pós-Graduação, andar térreo. 

Livraria - Prédio da Graduação, embaixo das escadas.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h30 às12h00 e das 13h30 às 17h15.

www.ifch.unicamp.br/publicacoes/

pub_ifch@unicamp.br

Telefones: (19) 3521-1603 e 3521-1604

 

O Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) foi fundado em 1974, por iniciativa de um grupo de professores do IFCH interessado em criar um centro de documentação que desse suporte às pesquisas que começavam a ser realizadas em seu programa de pós-graduação. De início o objetivo do AEL era preservar a história do Brasil republicano, particularmente do movimento operário, mas em poucos anos, em resposta às transformações históricas e aos debates acadêmicos da década de 1980, o Arquivo passou a incorporar de documentos relativos a diversos movimentos sociais (feminista, homossexual, estudantil entre outros), repressão política sob a ditadura militar, pesquisas de opinião pública e história cultural do país, se tornando atualmente a maior instituição arquivística do Brasil em sua temática.

O AEL revelou-se um patrimônio valioso da Unicamp e da própria sociedade brasileira ao se firmar como referência na preservação da memória dos movimentos sociais do Brasil contemporâneo somando-se aos esforços coletivos para enraizar a democracia e promover a justiça social em nosso país. Não há democracia sem direito à memória, e os arquivos são as instituições que a guardam, ao facultar a todos o direito fundamental de conhecer a sua própria história. Ao defender esse projeto, o AEL participa a seu modo do processo de construção de uma sociedade democrática no país.

Mesmo sem a circulação externa, os documentos depositados no AEL são públicos e todos os seus serviços gratuitos. Para facilitar a pesquisa o pesquisador do AEL conta com algumas ferramentas de busca eletrônica para documentação e livros

O prédio do AEL foi construído especificamente para abrigar seus conjuntos documentais,  e está situado na Rua Claudio Abramo 377, na quadra de trás do IFCH.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h45 às 17h15.

www.ael.ifch.unicamp.br

Facebook

Telefone: (19) 3521-1622 | Fax: (19) 3521-7060

 

A Biblioteca Octávio Ianni do IFCH está integrada ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), e destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. O acervo da biblioteca soma aproximadamente 250 mil itens, incluindo livros, teses, dissertações, materiais em outros formatos (CDs, DVDs), além de uma coleção especial em História da Arte com aproximadamente 14 mil títulos.

Conta ainda com 2.778 títulos de periódicos impressos. O acervo é de livre acesso para consulta local e o empréstimo domiciliar é permitido conforme o Regulamento de Circulação de Materiais Bibliográficos do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível aqui.  

Para localizar os materiais bibliográficos nos acervos das bibliotecas da Unicamp utilize o Catálogo Online acervus.unicamp.br/.

A Biblioteca Octávio Ianni possui uma variedade de produtos e serviços para atender aos seus usuários:

EMPRÉSTIMO DE MATERIAL: efetue o empréstimo do material desejado no balcão de atendimento ou no autoempréstimo.

E-BOOKS PARA GRADUAÇÃO: acesse os livros (e-books) na íntegra pelo portal do SBU.

REFERÊNCIA ON-LINE DAS DISCIPLINAS: recurso para acesso aos materiais em formato eletrônico das ementas das disciplinas dos cursos de graduação do IFCH. Acesse aqui. 

VISITA GUIADA À BIBLIOTECA: são apresentadas informações sobre a Biblioteca, localizações dos materiais fisicamente; fontes de pesquisas de materiais bibliográficos e normas de funcionamento.

'

CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS: orientação na utilização de recursos de pesquisas: e-books, periódicos eletrônicos, portal periódicos Capes, bases de dados, repositório institucional, biblioteca digital, etc.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS: permite o empréstimo de obras de outros Campi da Unicamp ou com instituições conveniadas.

SERVIÇO DE COMUTAÇÃO: permite a obtenção de fotocópias de documentos existentes em outras bibliotecas, como artigos científicos, trabalhos apresentados em eventos.

FICHA CATALOGRÁFICA: a solicitação da confecção da Ficha Catalográfica para dissertação ou tese deve ser realizada por meio do formulário eletrônico, disponível no site da Biblioteca.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: o bibliotecário da Seção de Referência e Atendimento ao Público poderá realizar as buscas ou orientar o usuário que ele próprio faça o levantamento bibliográfico.

SALA TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: a Biblioteca apoia e direciona à comunidade acadêmica com deficiência visual no preparo de materiais (digitalização de textos) tornando-os acessíveis.

Qualquer dúvida ou solicitação de serviço, por favor, peça ajuda na Seção de Referência e Atendimento ao Público. 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h00 às 22h30. 

https://www.ifch.unicamp.br/ifch/biblioteca

Facebook

Telefone: (19) 3521-1618.

 

Rede sem fio: a rede sem fio Eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa da Unicamp. Para seu uso é necessário possuir vínculo e e-mail corporativo da Unicamp. Saiba mais no site do CCUEC.  Qualquer dúvida entrar em contato com a equipe do Laboratório de Informática do IFCH.

Acesso VPN: por meio do acesso remoto Virtual Private Network (VPN) é possível acessar, de onde você estiver, os conteúdos em formato eletrônico como e-books da graduação, bases de dados, periódicos eletrônicos, portal de periódicos CAPES, entre outros. Faça o cadastro, habilite seu computador pessoal e garanta o acesso ilimitado à informação. Para instruções acesse aqui

Unicamp Serviços: Apicativo que permite acesso a diversos serviços como: cardápio dos restaurantes, horário e itinerário do circular interno, DAC, saldo do cartão, acervo das bibliotecas, agendamento de consultas no CECOM, achados e perdidos, vigilância dos Campi, entre outros serviços. 

Na plataforma Android, acesse Unicamp Serviços da Play Store. Já para iOS, acesse Unicamp Serviços na APP Store.

SophiA Biblioteca (Unicamp): App para consultar, renovar e reservar materiais bibliográficos. Também é possível acompanhar as novas aquisições e demais serviços das bibliotecas. Baixe gratuitamente o aplicativo SophiA Biblioteca (Unicamp) na APP Store para iOS e do Play Store para Android.

IFCH Unicamp: App que permite acessar as monografias e teses defendidas no IFCH, as notícias, os eventos, e outras informações. Baixe o aplicativo e fique por dentro de tudo que acontece no IFCH. Disponível apenas para Android.

Botão do Pânico: Aplicativo que oferece à comunidade da Unicamp a possibilidade de registrar ocorrências dentro da área de cobertura. Quando acionado em situações de emergência, o aplicativo envia à Central de Segurança da Unicamp as coordenadas GPS (latitude e longitude) registradas pelo celular e o vigilante mais próximo será avisado. Um atendente fará também um primeiro contato via celular com o usuário para obter informações complementares. Baixe o aplicativo e não tenha medo de acioná-lo!

Acesse o Guia Calourada Unicamp 2019:  Acesse www.calourada.prg.unicamp.br/.