IFCH recebe recursos da Fapesp e da PRP-Unicamp para melhorias na infraestrutura

Data da publicação: seg, 11/07/2022 - 11h20min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas aprovou recentemente uma série de projetos que garantiram recursos orçamentários suplementares que estão sendo usados no aprimoramento de sua infraestrutura. Contamos aqui os usos desses recursos e suas fontes.

Recursos Fapesp

A primeira fonte de recurso veio do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo da Fapesp. A FAPESP aprovou os três últimos projetos do IFCH para uso da Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa (RTI), que se destina ao aprimoramento da infraestrutura que beneficia projetos de pesquisa. O valor é calculado com base nos valores dos Processos de Auxílios à Pesquisa sediados no IFCH que foram contratados pela Fapesp no ano anterior a sua solicitação.

O responsável pela Coordenação de Pesquisa, Projetos e Convênios do IFCH, Reginaldo Alves do Nascimento, responsável pela administração dos projetos FAPESP, destaca o esforço coletivo em identificar demandas de aprimoramento da infraestrutura do instituto buscando garantir o melhor funcionamento dos diferentes setores. Reginaldo também lembra que os recursos que recebemos nos últimos anos demonstram a qualidade e relevância das pesquisas que temos realizado no instituto. “O primeiro ponto que podemos destacar nos recursos que recebemos nos últimos anos é a qualidade e relevância das pesquisas que temos realizado no IFCH. Os recursos adquiridos nos últimos anos são resultado dos diversos projetos, em especial projetos Temáticos, Regulares e de Jovem Pesquisadores de Docentes e Pesquisadores de nosso instituto. Graças à estes projetos, poderemos beneficiar toda a comunidade do Instituto, inclusive para melhorar as condições de pesquisa dos projetos que não contam com financiamento atualmente".

Esses recursos foram usados, até o momento, nas seguintes ações.

Na Biblioteca Octávio Ianni, foi implementada uma nova rede de dados para a parte do prédio que foi reformada, garantindo conexão via internet por cabo ou rede sem fio, fornecendo acesso mais seguro e estável aos conteúdos eletrônicos (e-books, periódicos eletrônicos, bases de dados, consulta ao catálogo da biblioteca) e também melhores condições de trabalho aos pesquisadores em toda a área do espaço.

No térreo do Prédio dos Professores, os recursos também permitiram implantar a rede de dados para a parte do prédio que foi reformada, onde se encontram as duas salas do LabMet e as três salas N-Vídeo. Hoje as salas do LabMet estão sendo utilizadas como sala de aula em função da redução da capacidade de presença nas salas de graduação e pós. Assim que pudermos liberar as salas do LabMet nelas serão instalados notebooks e pacotes de softwares para uso em pesquisas quantitativas e qualitativas (SPSS, R, nVivo, AtlasTI, entre outros). Já as salas menores (N-Nídeo) poderão ser utilizadas para facilitar as reuniões online em formato de vídeo conferências, como bancas e projetos de pesquisa internacionais. Os recursos também permitiram a aquisição de um sistema de ar-condicionado para a sala coletiva da Coordenadoria de Pesquisa. Lembramos que uma sala do LabMet e uma sala do nVídeo hoje já estão equipadas com equipamentos apropriados para vídeo-conferência. Esse assunto será tratado em outro boletim, quando falaremos dos planos de uso do Educart. Também com os recursos da Reserva Técnica FAPESP estão sendo instalados  equipamentos de ar condicionado para climatização das salas do LabMet e N-Vídeo, assim como da Coordenadoria de Pesquisa e da Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão. A Coordenadoria de Informática e a Coordenadoria de Pesquisa também estão recebendo equipamentos (como switch, computadores e webcams) para uso em pesquisas e coletas de dados, realização de reuniões online e melhoria na infraestrutura da rede de dados do Instituto.

Os recursos também possibilitarão um novo estúdio audiovisual no IFCH, sob a tutela da Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão. O estúdio está em fase de criação e terá computadores, placas de captura de vídeo, softwares de streaming e edição de imagens, equipamentos de suporte a captação de imagens e vídeo (fotografias e gravações). A proposta é que esses equipamentos sejam usados para pesquisas que necessitem iluminação e captação de áudio adequadas e para a produção de conteúdo audiovisual, como podcasts, entrevistas, etc., que ocorram no instituto.

Recursos FAEPEX

O IFCH concorreu a uma série de editais abertos pelo FAEPEX (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade) e suas demandas foram todas contempladas. O Edital FAEPEX 08/2021 - Linha de Ensino propôs o financiamento de melhoria da infraestrutura ligada diretamente ao ensino. O IFCH apresentou o projeto adaptação das salas de aula ao ensino pós-pandêmico para as normas de segurança e saúde e integrando recursos de ensino online.  Os recursos disponibilizados possibilitaram adquirir microfones, webcams, tripés para câmeras, quadros brancos. Ainda, foi contratada a pintura das pilastras da área externa do Prédio da Graduação, em fase de execução, com as cores do arco-íris.

Já o Edital FAEPEX 05/2022 - Linha de Ensino permitirá ampliar nossas ações de melhoria da infraestrutura de ensino de Graduação e Pós-Graduação. Os recursos serão utilizados para a pintura das salas de aula e a troca de parte do mobiliário, além de proteger o patrimônio do IFCH e de seus equipamentos de ensino com a instalação de um sistema de alarme no prédio da Pós-Graduação. O estúdio da Coordenadoria de Eventos, acima citado, também contará com recursos dos editais FAEPEX.

A diretora do IFCH, professora Andréia Galvão, entende que os recursos de projetos Faepex e Fapesp são fundamentais para desenvolver a infraestrutura do instituto, bem como na manutenção de instalações e a aquisição de novos materiais. "Graças à nossa participação nesses editais foi possível nos preparar para o retorno às aulas presenciais, convertendo novos espaços em salas de aula e equipando as salas já existentes com microfones, webcams, tripés para câmeras, quadros brancos e aparelhos de ar condicionado. Também pudemos realizar a pintura de salas e aquisição de mobiliário, bem como montar um estúdio de gravação que dará melhores condições para a realização de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse estúdio oferecerá ao laboratório de Licenciaturas (L3) do IFCH recursos para produção e edição de vídeos educacionais para serem trabalhados em aulas e oficinas na graduação, e permitirá aos docentes e discentes a divulgação de suas pesquisas por meio de podcasts, pequenos vídeos e outros suportes audiovisuais", avalia Andréia Galvão, que também aponta que a pintura da parte externa do Prédio da Graduação tornará o ambiente de trabalho e estudos mais bonito e agradável.