Centro de Estudos Sobre a China CASS - Unicamp inicia seus trabalhos

Data da publicação: seg, 13/05/2019 - 11h51min

O Centro de Estudos Sobre a China CASS - Unicamp iniciou seus trabalhos nesta sexta-feira, 10 de maio, em cerimônia realizada na Faculdade de Ciências Médicas. O convênio criando o centro foi assinado pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e pelo presidente da Acadêmia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), Li Peilin.

A Unicamp é a primeira universidade sulamericana a sediar um centro em parceria com a CASS. A conferência de inauguração reunião representantes das duas instituições. Um dos objetivos dessa parceria é o estreitamento de relações entre universidades e pesquisadores dos dois países na área de ciências humanas.

A criação do Centro é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudo Brasil-China, e reflexo do trabalho realizado na universidade ao longo dos últimos anos, precedido pelo trabalho de pesquisadores como Amaral Lapa e José Roberto Teixeira Leite. O professor Tom Dwyer, docente do Departamento de Sociologia  do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, foi um dos articuladores da iniciativa e participou da mesa de abertura do centro.

Alem de Tom Dwyer, o IFCH conta com a participação dos professores Antonio Florentino, Valeriano Costa e Leila Ferreira no Grupo de Estudos Brasil-China, junto com docentes de outros institutos. O lançamento do Centro de estudos Sobre a China também contou com o apoio dos estudantes do IFCH Mariana Ueta, Augusto Schmidt, Niklas Weins, Rogério Macedo, Julia de Souza e Talita Pinotti.

A Academia Chinesa de Ciências Sociais é a principal instituição de pesquisa nas áreas de humanidades da China. Fundada originalmente em 1955, e reorganizada em 1977 pelo Conselho de Estado em substituição ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Academia Chinesa de Ciências. Atualmente a CASS possui 31 institutos e 45 centros de pesquisa, reunindo quase 5 mil pessoas em seu corpo de pesquisadores.

Mesa de lançamento do Centro de Estudos Sobre a China CASS - Unicamp

Saiba mais:

Portal da Unicamp: Unicamp inaugura centro da CASS, a Academia Chinesa de Ciências Sociais

Cerimônia de inauguração do Centro de Estudos Sobre a China CASS - Unicamp:

Conferência do Centro de Estudos Sobre a China CASS:

Tom Dwyer fala sobre a importância da inauguração do Centro de Estudos Sobre a China CASS - Unicamp: