Assembleia do IFCH aprova Manifesto e decide aderir à paralisação do dia 15 de maio

Data da publicação: qua, 05/06/2019 - 11h32min

A comunidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp compareceu em peso para a assembleia conjunta realizada na tarde desta terça-feira, 14 de maio. Cerca de 500 estudantes da graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos discutiram a situação delicada da educação.

Durante duas horas, foram discutidos o corte de verbas para custeio e bolsas de pesquisa, e outras medidas que afetam a sociedade, como a reforma da previdência e o enxugamento do Censo Demográfico 2020.

Foi apresentado e votado um Manifesto da Comunidade do IFCH, que expressa a preocupação dos presentes com os rumos perigosos do governo, que afetam não apenas a educação pública e comunidade científica, mas toda a sociedade brasileira.

Também foi discutido a paralisação do dia 15 de maio e adesão da comunidade do IFCH às manifestações que ocorrerão em todo o país.

Manifesto da Comunidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas

A Universidade pública encontra-se sob ameaça. O governo federal promoveu cortes radicais no orçamento do ensino e da pesquisa, colocando em risco instituições e projetos de investigação essenciais para o futuro de nosso país. A Filosofia e as Ciências Humanas são cotidianamente atacadas nos pronunciamentos governamentais e parecem ser o alvo privilegiado de uma campanha que tem como alvo o sistema de ciência e tecnologia brasileiro. Investimentos importantes que geram conhecimento sobre a realidade social e que são fundamentais para a realização de políticas públicas efetivas, como o Censo Demográfico 2020, também estão ameaçados. Ao mesmo tempo uma campanha de desinformação tem lugar, divulgando mentiras e estimulando ressentimentos sociais.

As universidades públicas brasileiras são responsáveis por 95% da pesquisa científica no Brasil. As faculdades de Filosofia e Ciências Humanas são parte importante disto. Nosso Instituto de Filosofia e Ciências Humanas possui o maior índice de produção cientifica por docente e o terceiro maior índice de artigos por docente da Universidade Estadual de Campinas. Aqui a critica social e a produtividade acadêmica andam de mãos dadas. Sem instituições como a nossa, voltadas à análise crítica da realidade e a pensar alternativas aos problemas brasileiros não existiriam políticas contra a desigualdade, ações afirmativas, combate ao analfabetismo e proteção de nossos recursos naturais. Não existiriam, sequer, democracia e desenvolvimento econômico.

A Universidade pública está sob ameaça. Mas não é só ela que corre riscos. Seu futuro é, também, o futuro de nosso país. Sem a retomada dos investimentos no ensino superior, na ciência e na tecnologia, sem a liberdade de cátedra e a autonomia universitária, condições essenciais para a produção de conhecimento científico, sem salários dignos para os trabalhadores docentes e técnico-administrativos da universidade, sem bolsas e auxílios para a pesquisa, sem isso a Universidade e a pesquisa científica têm a sua existência comprometida. E sem a Universidade pública não há nem democracia, nem desenvolvimento. É, pois, do futuro do país que se trata.

A comunidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas reafirma seu compromisso com uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, inclusiva e socialmente referenciada. No dia 15 de maio, suspenderemos nossas atividades regulares, nos somaremos aos atos em defesa da educação e contra a reforma da previdência que estão sendo convocados. Faremos isso para defender aquilo que acreditamos, para defender o futuro da Universidade pública, a democracia e o desenvolvimento de nosso país. Convidamos toda a sociedade a se juntar a essa mobilização.

Aprovado pela Assembleia do IFCH-Unicamp no dia 14 de maio de 2019.