Exposição "Retratos do Brasil"

Data da publicação: sex, 16/08/2024 - 17h02min

A obra de Lucas Lambert se baseia, sobretudo, no folclore brasileiro e nos costumes, tradições e crenças do povo do Brasil. Nascido em uma família de cantadores - seu bisavô era catireiro e cantador de folia de reis em Minas Gerais-, desde pequeno Lucas teve grande interesse pela cultura brasileira e, sobretudo, mineira.
Suas pinturas buscam retratar um Brasil popular, que se mostra nas cenas corriqueiras e simples do cotidiano, e que, a despeito da intensa modernização e uniformização atuais, ainda resiste nos interiores do país, como podemos observar pelas obras “Uma casa de caboclo”, “Encomendação das Almas” e “Rotina II e III”.
A presente proposta de exposição artística, intitulada “Retratos do Brasil”, pretende resgatar imagens, costumes e trejeitos de uma gente una mas diversa que, pela sua incessante resistência, mantém viva uma cultura complexa, antiga e bela. 
No primeiro grupo encontramos pinturas relacionadas a figuras históricas ("Tia Ciata", "Carolina Maria de Jesus" e "Chico Rei").  Em uma outra categoria, observam-se manifestações folclóricas e tradicionais do país, como em “Irmandade no Catira” e “Encomendação das Almas. 
Em relação às cenas cotidianas, por sua vez, encontram-se obras que buscam representar o dia a dia de indivíduos simples, em suas atividades corriqueiras, como o preparo do café pela manhã, a conversa de vizinhas na calçada e o balanço do carro de boi na estrada ("Prelúdio”, Rotina II e III" e "Zeca Carreiro").
Por fim, há também a retratação da religiosidade do povo brasileiro, tão característica de um país miscigenado e plural. Neste aspecto, destacam-se as pinturas "Senhora do Rosário", inspirada nos benditos cantados em Minas Gerais, "Ancestralidade Iorubá", “Vovô” e "São José Operário".

A exposição estará em cartaz no saguão de entrada da Biblioteca de 12/08 à 02/09/2024.