XXI Colóquio Kant da Unicamp | Interpretação Semântica de Kant.

Data da publicação: seg, 18/03/2024 - 14h06min

No dia 21 de março de 2024, o Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana sediará o XXI Colóquio Kant da Unicamp. O tema geral desta edição será sobre a “Interpretação Semântica de Kant”.

O evento oferecerá um espaço para debates a respeito da questão semântica no pensamento kantiano, abordando ainda aspectos da filosofia crítica, sua fundamentação e método, em suma, as “condições de possibilidade” do conhecimento nas experiências cognitivas e práticas. Dessa forma, o colóquio espera promover discussões históricas acerca das contribuições kantianas para o pensamento ocidental e dar continuidade ao debate acerca da atualidade do pensamento de Kant no contexto dos problemas de filosofia e da ciência do século XXI.

09h45 | Abertura: Daniel Omar Perez (Unicamp)

Título: A SEMÂNTICA DE KANT

10h00 | Palestrante: Alexandre Hahn (UNB)

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARÁTER MORAL COMO CONDIÇÃO DA MORALIDADE EM KANT

11h00 | Palestrante: Fábio César Scherer (UEL)

Título: NOTAS SOBRE O MÉTODO ANALÍTICO DOS PROLEGÔMENOS

12h00 | Palestrante: Orlando Bruno Linhares (Mackenzie)

Título: O CONCEITO DE MOVIMENTO NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA E NOS PRINCÍPIOS METAFÍSICOS DA CIÊNCIA DA NATUREZA

Mediador: Daniel Omar Perez

13h00 | Almoço

14h00 | Palestrante: Frederick Rauscher (MSU)

Título:  WHAT IS TRANSCENDENTAL IN KANT’S PRACTICAL PHILOSOPHY?”

15h00 | Palestrante: Joãosinho Beckenkamp (UFMG)

Título: Z. LOPARIC SOBRE ESQUEMATISMO ANALÓGICO EM KANT

16h00 | Palestrante: Suze Piza (UFABC)

Título: VARIAÇÕES INESPERADAS DA SEMÂNTICA KANTIANA: SOBRE FILOSOFIA E SUA PRODUÇÃO

17h00 | Palestrante: Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (Unesp)

Título: KANT A PROPÓSITO DE “DISSONÂNCIA” E “DOCE E PICANTE”: ESTUDO DE CASO DE UMA DUPLA METÁFORA

18h00 | Encerramento

19h00 | Lançamento do livro Obras Reunidas (Parte I: Kant; Volume I: A Semântica Transcendental de Kant), de Zeljko Loparic

Rua João Ramalho, 146 – Perdizes, São Paulo - SP, 05008-000

Evento híbrido (presencial e virtual)

Inscrição para ouvintes

A inscrição para o XXI Colóquio Kant da Unicamp poderá ser realizada pela página do evento no sítio do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.

-----------------------------------------------