World Congress Michel Foucault: 40 years after

Data da publicação: ter, 16/04/2024 - 17h44min

O congresso Michel Foucault: 40 years after será realizado nos dias 14, 15, 16 de maio de 2024, no Auditório Fausto Castilho do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

Tendo sediado diversos eventos sobre o pensamento de Michel Foucault nas últimas décadas, a Universidade Estadual de Campinas reunirá pesquisadores de diferentes instituições para celebrar os 40 anos de sua partida, no Colóquio “Foucault, Subjetividade e Verdade”.

Em seu grande projeto de genealogia do sujeito moderno, Foucault enfatiza as diversas formas pelas quais os indivíduos são subjetivados em diferentes momentos históricos, destacando a diferença e a singularidade de nossa atualidade. Nesse processo, a relação entre subjetividade e verdade é crucial para compreender criticamente como as governamentalidades levam os sujeitos a se conduzirem de acordo com o esperado pelo poder, seja o pastoral, liberal ou neoliberal.

As comunicações, oriundas de diversos campos de estudo, abordarão a história da subjetividade sob diferentes ângulos, sempre em busca de reforçar as contracondutas e a possibilidade de “viver de outra maneira o tempo”.

Para ter acesso ao programa completo e inscrições acesse www.even3.com.br/world-foucault-campinas/.

ter, 14/05/2024 - 09:00 World Congress Michel Foucault: 40 years after Auditório Fausto Castilho