A Reitoria da Unicamp outorgará o título de Professor Emérito ao professor Jorge Coli, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em cerimônia que ocorrerá no dia 16 de setembro, às 15 horas, na sala do Conselho Universitário.
Jorge Coli iniciou sua trajetória na Unicamp em 1985 como professor assistente, alcançando o cargo de professor titular em 2002. Ao longo de sua carreira, ocupou diversas posições administrativas no IFCH, incluindo a coordenação da Biblioteca, a chefia do Departamento de História e a direção do instituto entre 2013 e 2017.
Coli começou sua formação em Filosofia na Universidade de São Paulo, mas, em 1970, interrompeu seus estudos devido à ditadura militar e se mudou para a França. Lá, graduou-se em História da Arte em 1973 pela Universidade de Provence, em Marselha, onde também concluiu o mestrado na mesma área e iniciou sua carreira como professor. Lecionou ainda nas universidades de Toulouse Le Mirail e Paul Valéry, em Montpellier. Em 1990, concluiu seu doutorado em Filosofia na USP, com a tese "O mundo musical de Mário de Andrade", orientada por Maria Sylvia Carvalho Franco.
Ao longo de sua carreira acadêmica, Jorge Coli colaborou com diversas instituições internacionais, como a Universidade Princeton, Universidade de Nova York, Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Universidade de Osaka e Universidade Nacional de Colômbia. Autor de obras como "Música final", "Ponto de fuga", "L’Atelier de Courbet", "O corpo da liberdade" e "O que é arte", entre outras, Coli também atuou como colunista na Folha de S. Paulo e no Le Monde. Além disso, foi secretário de Cultura na Prefeitura de Campinas durante a gestão do prefeito Antônio Costa Santos.
Jorge Coli é um dos principais pesquisadores sobre a História da Arte e da Cultura no Brasil, especialmente do século XIX e início do XX, e referência por sua contribuição para a formação de inúmeros pesquisadores que hoje atuam em universidades por todo o Brasil, além de seu papel significativo na preservação e estudo do patrimônio artístico nacional.