Processo Seletivo para as Vagas Remanescentes 2019. IFCH oferece vagas em filosofia e ciências sociais

Data da publicação: qui, 16/08/2018 - 11h26min

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições do Processo Seletivo Aberto para as 879 Vagas Remanescentes 2019 na Universidade. O IFCH oferece ingresso em vagas remanescentes nos cursos de filosofia (7 vagas no período integral) e ciências sociais (3 no integral e 3 no noturno).

O Edital com as regras já pode ser consultado na página eletrônica da Comvest, bem como o calendário completo do processo. As inscrições serão realizadas em www.comvest.unicamp.br, de 14 até 24 de agosto. A taxa de inscrição é de 175,00 reais. Podem se inscrever no processo, alunos de outras IES nacionais ou estrangeiras; portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso (casos excepcionais serão julgados pela CCG). As informações sobre os programas das provas e critérios de aprovação de cada curso estão disponíveis.

No curso de filosofia é exigido 70% de compatibilidade dos programas e das cargas horárias das disciplinas. Os critérios de avaliação e eliminação são nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina que compõe a Prova Específica de Conhecimento. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média aritmética das disciplinas que compõem a Prova Específica de Conhecimento. O candidato será eliminado se obtiver nota menor que 7,0 (sete) em qualquer uma das disciplinas exigidas na Prova Específica de Conhecimento.

Já no curso de Ciências Sociais também é exigido 70% de compatibilidade dos programas e das cargas horárias das disciplinas. Os critérios de avaliação e eliminação são nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada disciplina que compõe a Prova Específica de Conhecimento. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média aritmética das disciplinas que compõem a Prova Específica de Conhecimento. O candidato será eliminado se obtiver nota menor que 5,0 (cinco) em qualquer uma das disciplinas exigidas na Prova Específica de Conhecimento.

O Processo se realizará em três fases de caráter eliminatório e classificatório e de uma quarta fase para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As três fases são: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Além dessas três fases, há provas de Habilidades Específicas (realizadas juntamente com os candidatos ao Vestibular Unicamp) para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Dança e Música. O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, será realizado no dia 16 de setembro e é constituído de 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões abordam as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas no ECG. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida, entre os dias 1 e 5 de outubro, na DAC (Diretoria Acadêmica), em Campinas.

Para as Provas Específicas de Conhecimento, que serão realizadas de 11 a 16 de dezembro de 2018, serão selecionados os candidatos que tiverem seus currículos julgados compatíveis com o semestre definido pelos coordenadores de graduação dos cursos. A lista de convocados para a matrícula (cursos sem provas de Habilidades Específicas) será divulgada no dia 18 de janeiro de 2019. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de Habilidades Específicas, a lista será divulgada no dia 7 de fevereiro de 2019.

(Com informações da Comvest).