Minicurso e workshops do Projeto de extensão Fronteiras Cruzadas

Data da publicação: sab, 21/08/2021 - 10h39min

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas "Formação de Rede Sociotécnica com Imigrantes e Refugiados", que conta com a coordenação docente do Prof. Ricardo Antunes (DS/IFCH-Unicamp) promove uma série de atividades preparatórias ao Encontro Nacional de Extensão Universitária da REUNIR.

O minicurso "Mobilização em rede para garantia de direitos de imigrantes e refugiados em tempos de crise" foi construído a partir de demandas levantadas por associações de migrantes e serviços públicos em Campinas e São Paulo ao longo do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento é direcionado a associações e coletivos de migrantes, e aberto a pessoas interessadas em atuar pela defesa dos direitos humanos e na garantia de direitos das/os trabalhadores/as imigrantes e refugiados e suas famílias.

A formação é GRATUITA e será realizada em encontros nos dias 24, 30 e 31 de agosto, sempre das 19 às 21 horas, de forma 100% online pela plataforma ZOOM. Haverá emissão de certificado pela OAB-Campinas mediante participação nos dias do evento e assinatura de lista de presença. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Além do minicurso, o projeto de extensão, que na Unicamp é organizado por Karina Quintanilha, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia do IFCH-Unicamp pretende realizar wokshops em preparação para o Encontro Nacional da REDE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM IMIGRANTES E REFUGIADOS (REUNIR).

Nos dias 16 e 23 de setembro, serão realizados dois encontros preparatórios, dedicados a elaborar propostas para a transformação da extensão universitária a partir de demandas das populações migrantes, com atenção para as diversas questões sociais amplificadas pela crise pandêmica, tais como a necessidade de fortalecer: a organização e estrutura das associações de imigrantes; a regularização migratória e o apoio jurídico aos trabalhadores/as imigrantes; as políticas e projetos interculturais; as políticas afirmativas para migrantes nas universidades; os trabalhos sócio-educativos com crianças e as juventudes migrantes; as redes de mulheres e LGBQIA+ no contexto migratório; o acesso à saúde e cuidados com a saúde mental; as campanhas de enfrentamento ao racismo e xenofobia; o combate à criminalização da migração; dentre outros desafios que tangenciam a realidade migratória global.

[🌎]  PRÉ-REUNIR UNICAMP

[📌] 16 de SETEMBRO de 2021 (quinta-feira) - 20h
Ação e organização de associações de imigrantes e refugiados: transformando a extensão universitária na UNICAMP

Abertura e mediação: Karina Quintanilha (doutoranda IFCH-Unicamp, coordenação do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas "Formação de Rede Sociotécnica com Imigrantes e Refugiados")

Com: Vensam Iala e Braima Mané (Associação das comunidades da Guiné Bissau; projeto Ujamaa); Miriam Guarache e Yolanda Palacios (Associação de Mulheres Imigrantes Luz y Vida - AMILV); Fedo Bacourt (União Social dos Imigrantes Hatiainos - USIH); Juan Cusicanki (Coletivo Cultural Kasinha Bay4s); Hortense Mbuyi (Conselheira Municipal de Imigrantes da cidade de São Paulo; Espaço Wema); Choisy Francilome (Associação dos Haitianos de Campinas e Região para Desenvolvimento - AHCRD).

Participação:
Prof. Ricardo Antunes (IFCH-Unicamp)
Prof. Omar Ribeiro (IFCH-Unicamp)

[📌]  23 de SETEMBRO de 2021 (quinta-feira) -19h
Saúde mental, gênero e redes de atendimento intercultural em Campinas e São Paulo

Mediação: Julia Scavitti (Ativista / @FronteirasCruzadas / UASLP-México)
Com: Hiordana Bustamante (Unifesp); Alexandre Branco (UFSCAR/ Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados / CDHIC); Ana Elisa Bersani (Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados); Andressa Castelli (Rede de Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados / Veredas / CDHIC); Miriam Guarachi (AMILV / @FronteirasCruzadas).

Mais informações sobre as atividades que serão realizadas entre agosto e setembro podem ser encontradas no blog do Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas.
Sobre o projeto de extensão na Unicamp, podem ser consultadas as informações no site da PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura) da Unicamp

Data Título Local Descrição
ter, 24/08/2021 - 19:00 Minicurso "Mobilização em rede para garantia de direitos de imigrantes e refugiados em tempos de crise" Zoom - link será enviado às pessoas inscritas

Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdR15TfTIAMHW_bynUbKAUfKdgmnTOf...