O Grupo de Estudos Brasil-China oferece o minicurso Educação Superior e Meritocracia na China, dias 19 de setembro, 26 de setembro e 3 de outubro, das 8 às 12 horas na Sala IH06 do IFCH. A atividade será ministrada por Wivian Weller, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Com a transição para uma economia de mercado, sobretudo a partir dos anos 1980, a China investiu fortemente na expansão da educação superior e na criação de programas específicos para a internacionalização e consolidação de universidades de elite. A forma de ingresso às universidades se dá principalmente por meio de um exame nacional conhecido como GaoKao (高考), cuja origem remonta aos exames imperiais e a um modelo de seleção pautado pela meritocracia.
O minicurso discutirá as origens da meritocracia na China, as mudanças e permanências desse modelo por meio da introdução do GaoKao, assim como políticas de acesso à educação superior através de cotas regionais. Resultados de pesquisas realizadas com jovens universitários também serão apresentados no decorrer do curso.
As inscrições devem ser feitas aqui.