Jorge Coli recebe título de professor emérito da Unicamp

Data da publicação: qui, 19/09/2024 - 11h20min

A Unicamp concedeu, nesta segunda-feira (16), o título de Professor Emérito a Jorge Coli, professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em uma cerimônia realizada durante Sessão Extraordinária do Conselho Universitário (Consu).

A homenagem foi uma iniciativa de ex-alunos de Coli, liderados pelo professor Martinho Alves Júnior, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que enviaram uma carta coletiva ao Departamento de História do IFCH. A proposta foi reiterada pelos professores Rui Luis Rodrigues e Marcos Tognon, e aprovada por toda a congregação do Instituto, culminando na aprovação pelo Consu. Como madrinha desta homenagem, Jorge Coli convidou a professora Maria Stella Martins Brescian. Na mesa da cerimônia no Conselho Universitário estavam presentes o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a coordenadora geral da universidade Maria Luiza Moretti, e a professora Andreia Galvão, diretora do IFCH, que destacou a generosidade de Coli em compartilhar seu vasto conhecimento ao longo de sua carreira. 

Jorge Coli iniciou sua trajetória na Unicamp em 1985 como professor assistente, sendo promovido a professor titular em 2002. Ao longo de sua carreira, ocupou diversas posições no IFCH, como a chefia do Departamento de História e a direção do instituto, entre 2013 e 2017. Foi um dos responsável pela criação da disciplina de História da Arte no âmbito dos estudos históricos, em parceria com os professores Luiz Marques e Nelson Aguillar. O professor Coli é reconhecido como um dos principais estudiosos da história da arte e da cultura no Brasil, com especialização no século XIX e início do século XX. Sua contribuição formou muitos pesquisadores que hoje atuam em diversas universidades pelo país, além de ter um papel relevante na preservação do patrimônio artístico brasileiro.

No discurso de agradecimento, Jorge Coli ressaltou a importância dos professores que o influenciaram ao longo de sua carreira, tanto no Brasil quanto no exterior. "O que sinto, além de uma grande emoção, é a alegria de que esse título dá uma força maior à História da Arte, campo de pesquisa que ainda é frágil no Brasil. Isso é mais importante que um título pra mim", afirmou Coli ao final da cerimônia. Ele também destacou: "Fiz a carreira que pude fazer graças às contribuições de tanta gente, a quem me cabe agradecer. Em primeiro lugar, aos meus professores".

A cerimônia completa está disponível para visualização no link https://www.youtube.com/watch?v=zkJF8EBHk0E.