Evento organizado pela Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Informações pelo e-mail profhistoria.evento2020@gmail.com.
21/11
14h00
ABERTURA
Mediação: Cristina Meneghello (Unicamp)
Luís Resnik (UERJ)
Permanências e ausências no ensino de História: tempos, espaços e sujeitos
Circe Bittencourt (Professora aposentada da USP e PUC/SP e Visitante da Unifesp)
MESAS TEMÁTICAS:
15h00 às 17h00 (SALA 1)
1. HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS.
Mediador: Joana Schossler (Unicamp)
Elaine Aparecida Mayer / UEPG
O ensino de História local nos anos iniciais: reflexões sobre a realidade ponta-grossense.
Priscila Matsushita Ferreira /UNIFESP
O ensino de história local como estratégia para a formação para a cidadania na educação de jovens e adultos no município de São Bernardo do Campo
Tatiana Correia Vital da Costa / UNIFESP
O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).
2. HISTÓRIA LOCAL, MEMÓRIAS E PRÁTICAS
Mediador: Maura Petruki (UEPG)
Rafael Saraiva Fernandes /UNIFESP
O Tramway da Cantareira: fotografias, histórias e memórias do ramal ferroviário de Guarulhos (1915-1965)
Eduardo Carvalho de Almeida / UNIFESP
Ensino de história local: práticas docentes e identidade discente
Mariane de Melo Bueno/ UEPG
Ensino de História e História local: ressignificando identidades e memórias na exploração carbonífera de Figueira/PR
15h00 às 17h00 (SALA 2)
1. HISTÓRIA LOCAL, LUGARES E SUJEITOS
Mediador: Arnaldo Pinto Jr (Unicamp)
Nelci Aparecida Ruth/ UEPG
A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de construção e preservação da memória da cidade de Ponta Grossa
Lucas Willian de Araújo Borges / UNICAMP
Retalhos do tempo: as marcas de invisibilidade do escravismo no ensino de história local.
Indara Mayer / UNIFESP
A construção da História do bairro pelos alunos como uma ferramenta para o ensino de História: uma experiência na zona norte de São Paulo
2. GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA.
Mediador: Fábia Barbosa Ribeiro (Unifesp/Unilab)
Elaine Lopes / UEPG
Histórias das mulheres negras no ensino de História do Brasil
Ariane dos Santos Silva /UNICAMP
Mulheres e ensino: um estudo a partir das narrativas das professoras de história sobre a temática de gênero no espaço escolar.
Luciane Corrêa/ UEPG
As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de história.
21/11, 15h00 às 17h00 (SALA 3)
1. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Mediador: João do Prado (Unifesp)
Yara Luz /UNICAMP
Trajetória da Mãe Dango de Hangolo: afirmação da cultura bantu, combate à intolerância religiosa e o racismo em Campinas.
Adriana Alves /UNIFESP
O Ensino de História no reconhecimento de identidade Étnico- Racial a partir da Formação docente na Diretoria de Ensino Região Leste 3
Robson Rodrigues da Silva /UNIFESP
A utilização da imprensa negra como recurso didático: ensino antirracista e possibilidades de implementação da lei 10.639/03
2. O USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA
Mediador: João do Prado (Unifesp)
Maristela Sant'Ana de Oliveira / UEPG
Discursos e representações sobre a cidade na década de 1930: as crônicas do Jornal Diário dos Campos e o Álbum de Ponta Grossa
Diego Daniel Rizzi / UNICAMP
Uso de fontes históricas para confeccionar um jogo didático de implementação no contexto do coronavírus.
Paula Bernadete Montanari / UNICAMP
Dois dedos de prosa: as crônicas de Julia Lopes de Almeida no jornal O Paiz (1908-1912).
28/11
MESAS TEMÁTICAS:
14h00 às 16h00 (SALA 1)
1. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Mediador: Paulo Eduardo Dias de Mello
Edson Sousa Lucas de Araújo / UNICAMP
Fazenda Ibicaba: imigração e escravidão entre o livro didático e o trabalho com o patrimônio.
Janaina Franzon Caetano / UNIFESP
Diferentes leituras do passado no monumento aos bandeirantes em Santana de Parnaíba/SP: ensino de história e memória social.
Renato Ayko da Cruz Ymaguchi / UNIFESP
"Quando a taipa dá lugar ao tijolo": a construção e o tombamento do prédio da Pinacoteca de São Paulo e sua relevância para o ensino de história.
2. LITERATURA E HUMOR NO ENSINO DE HISTÓRIA
Mediador: Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG)
Igor Martins Fontes / UNIFESP
HESTÓRIA: Estória contando história - A última história de Benjamin transformada em "segunda estória" de Rosa.
Vanusia Lopes / UNIFESP
A literatura como fonte de ensino de história: Clara dos Anjos e a sociedade brasileira na Primeira República.
Francisco Denis Souza Gomes /UFT (UNIFESP)
ATAQUE de riso: a História por trás da piada
14h00 às 16h00 (SALA 2)
1. Ensino digital e humanidadeS.
Mediador: Elaine Lourenço (Unifesp)
Leandro Sapiensa Galvão Leal / UNICAMP
História para quê? Humanidades Digitais e a Olimpíada Nacial em história do Brasil 2009-2021.
Monique Moura / UNIFESP
Cultura Visual: do Modernismo Brasileiro ao contexto virtual.
Vera Lúcia Guedes Barbosa / UNIFESP
Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Ensino de História
2. ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA
Mediador: Antônio Simplício de Almeida Neto (Unifesp)
Luis Marcelo Santos / UEPG
REFLETINDO SOBRE A VIABILIDADE DE UM MAIOR ESPAÇO AO
ENSINO DA HISTÓRIA DOS ANTIGOS MARAJOARAS NA SALA DE AULA
Karina Lima / UEPG
A canoa do xamã: o resgate dos saberes ancestrais através da navegação na cosmovisão guarani - uma experiência de gamificação no ensino de história.
Elizabeth Fernanda Machado Serra / UNIFESP
Produção de Presença no Ensino de História e Cultura Indígena: representações no livro didático.
16h00 às 18h00
(SALA 1)
1. MATERIAL DIDÁTICO, LIVROS DIDÁTICOS E SISTEMAS APOSTILADOS.
Mediador: Ana Nemi (Unifesp)
Joice da Silva Serafim / UNIFESP
Saberes, memórias e prática docente: a relação dos professores de história com os materiais pedagógicos da Rede Estadual Paulista.
Ana Maria Anunciato de Souza / UNIFESP
Vozes Libertárias: a representação do anarquismo nos livros didáticos de história.
Fabiana Santana da Silva / UNIFESP
Sistemas apostilados de ensino (SAE): história, especificidades e contradições.
2. PRÁTICAS DOCENTES E ENSINO DECOLONIAL.
Mediador: Ana Nemi (Unifesp)
Paloma Pereira Lacerda / UNIFESP
A decolonialidade no ensino de história com a contribuição da intelectual Beatriz Nascimento na atualidade de sua concepção de quilombo.
Allan Alves de Santana/ UNIFESP
Pan-africanismo, descolonização das nações africanas e o ensino de história
João Paulo da Rocha / UEPG
O professor de história e a prática docente na disciplina de ensino religioso.
16h00 às 18h00 (SALA 2)
1. CURRÍCULO E HISTÓRIA
Mediador: Aline Carvalho (Unicamp)
Mônica Maria Toscani Cseri Ricardo / UNIFESP
O currículo de História e suas relações com a arquitetura e cultura escolar: da escola prática de agricultura Carlos Botelho à ETC Prof. Edson Galvão, Itapetininga, (SP)
André Luiz Lirio da Cunha / UNIFESP
O ensino de história na educação de jovens e adultos: a construção do currículo e o fazer docente no município de Santo André.
Anderson Acioli / UNIFESP
O Refúgio na História: A presença do refúgio e da migração contemporânea na construção dos Currículos de História
2. Rap e literatura periférica no ensino de história.
Mediador: Aline Carvalho (Unicamp)
Thiago Lima dos Santos / UNIFESP
Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a Lei 10.639/03 na pegada valandi à moda bandoleira.
Grazielly Alves Pereira / UNIFESP
Resistências afro-brasileiras no ensino de história: a sala de aula e as letras de rap
Cristiano Aparecido Mendes / UNIFESP
A escola como palco de uma guerra não declarada: o discurso anticordial do rap e da literatura periférica no ensino de história.
05/12, 13h00 às 14h30
QUALIFICAÇÕES
Sala 1
Lucas William de Araújo Borges / UNICAMP
RETALHOS DO TEMPO: AS MARCAS DA INVISIBILIDADE DO ESCRAVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
Avaliadores:
Fábia Barbosa Ribeiro (Unifesp/Unilab)
Marina Pereira de Almeida Mello (Unifesp)
Sala 2
Luis Marcelo Santos / UEPG
REFLETINDO SOBRE A VIABILIDADE DE UM MAIOR ESPAÇO AO ENSINO DA HISTÓRIA DOS ANTIGOS MARAJOARAS NA SALA DE AULA
Avaliadores:
Aldair Rodrigues (Unicamp)
Antônio Simplício de Almeida Neto (Unifesp)
Sala 3
Anderson Acioli Machado / UNIFESP
O Refúgio na História: A presença do refúgio e da migração contemporânea na construção dos Currículos de História.
Avaliadores:
Josianne Francia Cesaroli (Unicamp)
Marinaldo de Almeida Cunha (PUC/SP)
05/12, 15h00
ENCERRAMENTO
Mediação: Alexandre Pianelli Godoy (Unifesp)
- Muitas histórias das resistências indígenas no Brasil: o currículo hegemônico sob suspeita
Edson Kaiapó (IFBA e UFSB)
Edson Kayapó é ativista do movimento indígena no Brasil e ambientalista. Fez doutorado em História da Educação (PUC/SP), mestrado em História Social na mesma Instituição, com pesquisas sobre a temática indígena e amazônica, com financiamento da CAPES e CNPq. É professor na Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ralações Étnico-Raciais na UFSB.
- Histórias de urucungos na sala de aula: África, Brasil e culturas musicais no currículo escolar
Josivaldo Pires de Oliveira (UNEB)
Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor de História da Universidade do Estado da Bahia (Campus XIII), onde coordena o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico. Mestre de capoeira coordenado do Malungo Centro de Capoeira Angola.
- Direitos culturais, patrimônio cultural LGBT e o ensino de História
Camila A. de Moraes Wichers (UFG) e Tony Boita (Diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa)
Camila A. de Moraes Wichers Camila Azevedo de Moraes Wichers é historiadora e doutora em Arqueologia (USP) e em Museologia (ULHT-Portugal). É docente do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Tony Boita é museólogo, mestre em Antropologia e doutorando em Comunicação. É editor da Revista Memórias LGBT e diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa (Ibram).