À luz de reflexões propostas por bell hooks e Paulo Freire, a III Semana de Ensino de História da Unicamp tendo como tema Prática docente e o Ensino de História: compromisso político com o educar, será realizada entre os dias 07 a 11 de outubro no IFCH Unicamp.
Em tempos sombrios em que se questiona frequentemente o papel do professor, a SEHis pretende ser um espaço de discussão do ensino de História e suas práticas em múltiplos espaços. O evento conta com professoras da rede pública de educação básica, pós graduandas e professoras universitárias preocupadas com a educação básica, discutindo em mesas sobre a comunidade LGBT+ dentro do espaço de aprendizagem, a Lei 10.639/03 e do Ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira, bem como sobre políticas educacionais, o ingresso indígena na universidade através do vestibular, educação do campo, entre outros temas.
Além disso, a semana traz, no formato de oficinas, discussões para a aplicação prática e direta em sala de aula de recursos capazes de contemplar os diferentes temas contidos no currículo educacional.
Outras informações podem ser obtidas no site do evento.
Programação:
07 de outubro
14h-16h: Abertura - Educação democrática e direitos humanos
16h15-18h15: Mesa - A Lei 10.639/03 e o Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira
19h-21h: Atividade Cultural: Resistências LGBTQ+ - Identidades e Lutas
08 de outubro
9h-12h: Políticas Educacionais
14h-16h: Oficina 1 - EJA como espaço de resistência e emancipação: desafios e propostas para a sala de aula.
14h-16h: Oficina 2.1 - Mapas históricos no estado de São Paulo: práticas de análise histórico-geográficas para a Educação Básica.
17h-19h: Mesa - Educação de sujeitos privados de liberdade
09 de outubro
10h-12h: Mesa - Vestibular indígena e políticas de permanência
14h-16h: Oficina 2.2 - Mapas históricos no estado de São Paulo: práticas de análise históric-geográficas para a Educação Básica.
14h-16h: Oficina 3 - [em breve]
16h15-18h15: Mesa - Programas para a formação docente: PIBID e Residência Pedagógica
19h-21h: Mesa - Violências e qualidades do clima escolar: um debate propositivo
10 de outubro
10h-12h: Mesa - Educação inclusiva e as práticas do ensinar
14h-16h: Oficina 4 - História e Black Mirror - Tecnologia, narrativa digital e consciência histórica.
14h-16h: Oficina 5 - [em breve]
16h15-18h15: Mesa - Educação do campo
19h-21h: Atividade Cultural
11 de outubro
10h-12h: Oficina 6 - "É a nossa vez de falar, gente!": Narrativas da presença negra, ensino e história pública em um museu da Capital Federal.
10h-12h: Oficina 7 - Da escola ao jongo: percurso didático artístico para a visitação da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Campinas/SP.
14h-16h: Mesa - Comunidade LGBT+ na escola: identidades e representatividades
17h-19h: Encerramento - Prática docente e o ensino de história: compromisso político com o educar