III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu

Data da publicação: sex, 23/11/2018 - 15h54min

O Grupo de Estudos em Bourdieu da Unicamp (Gebu) convida para a chamada de resumos para o 3° Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, no IFCH.

O objetivo principal é reunir pesquisadores e estudantes interessados nos caminhos teóricos e metodológicos trilhados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. A ideia é que este encontro promova discussões entre especialistas, mas que também abra espaço para um público mais amplo, de diferentes áreas do conhecimento, para propiciar aproximações plurais em relação à teoria e aos temas bourdieusianos.

Nesta edição, dois eixos estruturam a abordagem temática do evento: o mercado de bens simbólicos e os desafios contemporâneos da sociologia bourdieusiana.

Foram convidados pesquisadores proeminentes na área de sociologia, que se dedicam à teoria bourdieusiana no Brasil, como Ana Lúcia de Castro (Unesp), Maria Celeste Mira (PUC-SP), Edison Bertoncelo (USP), Kadma Marques (UECE), além da socióloga Elizabeth Silva (Open University).

A programação do nosso terceiro Encontro será composta por três Grupos de Trabalho (GTs), com pesquisas selecionadas pela Comissão Organizadora, um painel da produção intelectual do GEBU, o minicurso intitulado “Análise de correspondências múltiplas”, ministrado pelo Prof. Edison Bertoncelo (USP), duas mesas de debate e uma conferência.

A primeira mesa, intitulada  Cultura, poder e estratificação social, será formada por Michel Nicolau  Netto (Unicamp), Ana Lúcia de Castro (Unesp), Maria Celeste Mira (PUC-SP) e Edison Bertoncelo (USP). A segunda, Práticas artísticas e culturais, terá a participação de Kadma Marques (UECE), Michel Nicolau Netto (Unicamp), Juliana Miraldi (Unicamp), Bárbara Venturini Ábile (Unicamp) e Talitha Ferreira (Unicamp). Por fim, a conferência de encerramento, com o título Habitus: arqueologia e mudanças, será ministrada por Elizabeth Silva (Open University). 

O evento será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), localizado à rua Cora Coralina, 100, no campus da Unicamp em Campinas. As inscrições são abertas a todos os interessados e podem ser realizadas pelo site: http://www.gebunicamp.wixsite.com/3eepb.

O III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu está sendo organizado pelo Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU), da Unicamp, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Programação do 3 III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu

4 de dezembro, terça-feira.

9h às 12h
GT 1: Ideias, intelectuais e as regras do jogo.
Sala da Congregação

14h às 17h
GT 2: Instituições e sistemas de ensino.
Sala da Congregação

19h às 21h
Mesa 1: Cultura, poder e estratificação social.

Michel Nicolau (Unicamp), Ana Lúcia de Castro (Unesp), Maria Celeste Mira (PUC-SP) e Edison Bertoncelo (USP).
Auditório I - Fausto Castilho

 

5 de dezembro, quarta-feira.

9h às 12h
GT3 : Classes e socialização
Sala Multiuso

14h às17h
Minicurso: Análise de correspondências múltiplas

Edison Bertoncelo (USP)
Sala IH 02

19h às 21h

Mesa 2: Práticas artísticas e culturais.

Kadma Marques (UECE), Michel Nicolau Netto (Unicamp), Juliana Miraldi (Unicamp), Bárbara Venturini Ábile (Unicamp) e Talitha Ferreira (Unicamp)
Auditório I - Fausto Castilho

 

6 de dezembro, quinta-feira.

9h às 12h
GT 4: Painel de pesquisas do GEBU
Sala Multiuso

14h às 16h
Jogo “Lutas  Simbólicas”
Sala 12 B

16h às 18h
Sessão de Encerramento
Habitus: arqueologia e mudanças
Prof. Dra. Elizabeth Silva (Open University)
Auditório I - Fausto Castilho