A Coordenadoria de Extensão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp promoveu no último dia 18 de junho, visitas as reuniões departamentais do instituto. A professora Josianne Cerasoli, coordenadora de Extensão, participou dos colegiados para esclarecer dúvidas, alinhar diretrizes e fortalecer a política de extensão do IFCH. Como a extensão é um dos pilares da universidade pública, a iniciativa busca incentivar que cada vez mais docentes e estudantes se envolvam em ações que coloquem o IFCH em diálogo direto com a sociedade.
A visita aos departamentos teve como objetivo ampliar o diálogo sobre as práticas extensionistas já em curso no instituto, muitas das quais ainda não estão devidamente oficializadas. A coordenadoria tem trabalhado para mostrar a importância de cadastrar essas ações, o que garante maior reconhecimento institucional e possibilita acesso a apoio e recursos.
Durante os encontros, foi abordada a necessidade de institucionalização das ações de extensão. O IFCH abriga uma ampla variedade de projetos com forte potencial extensionista, mas muitos ainda não são registrados oficialmente. A formalização dessas iniciativas contribui para ampliar sua visibilidade e legitimação, tanto dentro quanto fora da universidade.
Também foram reforçadas as orientações sobre o uso do sistema Extecult, plataforma oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC), disponível em https://www.extecult.proec.unicamp.br/. O cadastro de projetos na plataforma é essencial para a solicitação de bolsas, obtenção de recursos e participação em editais. A Coordenadoria tem oferecido suporte técnico e orientação aos docentes e estudantes interessados em submeter suas ações.
As reuniões serviram ainda como espaço de mobilização para a próxima grande atividade extensionista do instituto. A 2ª Jornada de Extensão do IFCH será realizada no dia 15 de agosto, no auditório Marielle Franco. No mesmo evento ocorrerá a 1ª Mostra de Extensão, que visa dar visibilidade aos projetos desenvolvidos e promover a troca de experiências entre estudantes, docentes e a comunidade externa.