IFCH nomeia Auditório II de 'Marielle Franco'

Data da publicação: qui, 04/04/2019 - 14h08min

A comunidade do IFCH participou em peso nesta quinta-feira (14/03) da homenagem em memória da vereadora e socióloga Marielle Franco, assassinada um ano atrás no Rio de Janeiro.

Foi realizado o lançamento do livro UPP: A Redução da Favela a Três Letras - Uma Análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (N-1 Edições), com a pesquisa da dissertação de mestrado em administração pública de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF). A mesa contou com a presença da Profa. Dra. Yara Frateschi (Departamento de Filosofia do IFCH), Erika Hilton (Co-Deputada Estadual pela Bancada Ativista-PSOL), Mariana Conti (Vereadora do PSOL na cidade de Campinas) e Cristiane Anizeti (ativista do Movimento Negro de Campinas).

Com grande emoção, as presentes lembraram a atuação de Marielle Franco e sua trajetória interrompida como parlamentar, ativista nos movimentos sociais e acadêmica, com o seu esforço em estudar o impacto das Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades pobres do Rio de Janeiro. Também foi exibido um depoimento feito por Marielle Franco em meados de 2017 aos estudantes da Unicamp durante as discussões para a implementação de cotas no vestibular da universidade.

A atividade faz parte da programação da Calourada 2019 aos estudantes ingressantes no IFCH, que tem como tema Democracia e Direitos Humanos. A homenagem à Marielle Franco foi discutida e aprovada na Congregação do IFCH em agosto de 2018.

Ao final da mesa, o Prof. Dr. Alvaro Bianchi, diretor do IFCH, inaugurou a placa que oficializa o batismo do então Auditório II como Auditório Marielle Franco.

(fotos de Valério Paiva)