I Encontro Interno de História da Arte da Unicamp

Data da publicação: qui, 10/12/2020 - 09h32min

O I Encontro Interno de História da Arte será aberto ao público, e contará com Conferências e Mesas de debate com professores convidados, além de Rodadas de comunicação sobre as pesquisas em andamento na Unicamp. O evento será realizado entre os dias 01 e 04 de dezembro, sendo as mesas transmitidas no Canal do IFCH no YouTube. Já as rodadas de comunicação acontecerão pelo Meet, com inscrição prévia necessária pelo formulário: https://forms.gle/VYEaCt3ujhjb3nibA

01 de dezembro de 2020 - Terça-Feira
12h00: Conferência de abertura com Jérôme Glicenstein (Universidade de Paris 8)
14h00: Rodada de Comunicação 1 - Discursos e contra-discursos sobre arte: o cânone em questão
1.1 Alexandre Pedro de Medeiros - “Arte pop global, ou como reescrever / reinscrever o cânone: um estudo de caso a partir da exposição "The World Goes Pop"
1.2 Carolina Vieira Filippini Curi - “A visualidade pop e a denúncia da objetificação feminina nas obras de Cybèle Varela e Teresa Burga”
1.3 Gabriel de Campos Barrera San Martin - “A fundamentação do criticismo: o debate norte-americano sobre os critérios da crítica de arte no pós-guerra”
1.4 Nerian Teixeira de Macedo de Lima - “Uma análise das exposições de Tarsila do Amaral (2008-2019)”
1.5 Gabriele Batista Nascimento - “Uma breve história sobre as exposições de arte africana no Brasil”
16 h00: Rodada de Comunicação 2 - Reflexões sobre métodos e práticas da arte contemporânea
2.1 Ana Carolina Carvalho Vigorito Silva - “As narrativas (In)vísiveis de Glenn Ligon”
2.2 Claudio de Melo Filho - “POÉTICAS DO EXCESSO: POR UMA NARRATIVA DO LIMITE, DA TÉCNOLOGIA E DO PENSAMENTO MULTIESPÉCIES.”
2.3 Débora Machado Visini - “Tomando as ruas: potencias e pontes das intervenções urbanas do coletivo Mujeres Públicas (Argentina).”
2.4 Gabrieli Simões - “O tempo na Arte Povera”

02 de dezembro - Quarta-Feira
Conferências: Pesquisas docentes
Conferência 1: “Arquivos situacionistas” Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias (Unicamp)
Conferência 2: Prof. Dra. Patrícia Dalcanale Meneses (Unicamp)
14 h00: Rodada de Comunicação 3 - “Discursos sobre arte e política em tempos totalitários”
3.1 Augusto Antônio de Assis - “A Ara Pacis Augustae nos cinejornais do Istituto Luce: a relação entre imagem e imaginário social”
3.2 João Pedro Rangel Gomes da Silva - “ “De César a Mussolini!”: Expressões do Império fascista na Exposição Colonial de Nápoles em 1940”
3.3 Kevin Damasio - “Federico Zeri e o papel da fotografia na recuperação da Galleria Spada”
3.4 João Batista - “Surrealismo e política: Reflexões sobre o pensamento revolucionário nas páginas da Les Lèvres Nues (1954-1958)”
3.5 Eugênia Gorini Esmeraldo - A primeira visita de P. M. Bardi ao Brasil - seu caderno de viagem de 1933.
16h00: Rodada de Comunicação 4 - A produção de olhares sobre corpos - fotografia e cinema
4.1 Aline Ferreira Gomes - “Como se deve fotografar uma escultura? Uma breve análise das fotografias de Alair Gomes sobre esculturas europeias.”
4.2 Alysson Brenner Nogueira Pereira - “Pensando os corpos masculinos, negros e africanos dos tirailleurs senegaleses: o filme "Camp de Thiaroye" (1988), de Sembène e Faty Sow”
4.3 Ana Carolina Dias Florindo - “"A Hammer Film": A Mulher Sobrenatural na Produção Cinematográfica de Horror da Hammer”
4.4 Caroline Farias Alves - “Narrativas visuais de crimes contra mulheres no Brasil. (1870-1930)”

03 de dezembro - Quinta-Feira