Fortuna Crítica: Ciclo Renato Ortiz - Depoimentos Miqueli Michetti, Maria Celeste Mira e Edson Farias

Data da publicação: qua, 07/07/2021 - 11h44min

 

Na última conferência do Ciclo Renato Ortiz do projeto Fortuna Crítica, o professor Michel Nicolau se reúne com as professoras Miqueli Michetti e Maria Celeste Mira, e o professor Edson Farias. Como ex-orientandos/as, eles lembram seus primeiros encontros com Renato e os principais ensinamentos que receberam do mestre.

O vídeo faz parte da iniciativa do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Sociologia do IFCH-Unicamp denominada "Fortuna Crítica", cujo objetivo é celebrar e divulgar o legado intelectual de seu corpo docente, tendo como tema, no primeiro semestre de 2021, o professor Renato Ortiz. Renato José Pinto Ortiz se titulou mestre e doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales sob a orientação de Edgar Morin e Roger Bastide, respectivamente.

Atualmente é professor titular do Departamento de Sociologia do IFCH-Unicamp e professor permanente do PPGS-Unicamp. Entre seus livros publicados destacam-se: "A Morte Branca do Feiticeiro Negro" (1978), "Cultura Brasileira e Identidade Nacional" (1985); "A Moderna Tradição Brasileira" (1988); "Mundialização e Cultura" (1994); "O Próximo e o Distante: Japão e modernidade-mundo" (2000); "Mundialização: saberes e crenças" (2006); "A Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociais" (2008); "Universalismo e Diversidade" (2015); e "O Universo do Luxo" (2019). Em 2021, Renato Ortiz lançou o livro "Sobre o Trabalho Intelectual", que será apresentado na última conferência deste ciclo.