Escola Pankararu: Viagem por um território da educação diferenciada

Data da publicação: qui, 11/03/2021 - 14h10min

O professor José Maurício Arruti, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, lançou o minidocumentário Escola Pankararu: Viagem por um território da educação diferenciada, disponível de forma online.

Escola Pankararu é fruto do projeto Fluxos indígenas entre sertão e metrópole: Estudo sobre território e população, cosmopolítica e mobilidade pankararu, realizado com recurso da bolsa Pesquisa Produtividade do CNPq, e foi complementado (recursos para a legendagem em português e inglês) com recursos da FAEPEX. O filme participou da mostra de filmes da ANPOCS 2019 e da Mostra do XIII Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico, realizado na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia, em 2020.

Escola Pankararu: Viagem por um território da educação diferenciada. 
Direção de José Maurício Arruti e Raphael Malta Clasen. Recife/PE/Brasil, 25':15''. Unicamp / CNPq / Verthic, 2018.
Sinopse: Em 2015, o território Pankararu contava com 20 escolas, um Museu Escola, aproximadamente 200 professores indígenas e 3.000 alunos. O filme, realizado durante intercâmbio entre professores indígenas do Médio Xingu e os Pankararu, traz depoimentos e entrevistas sobre o processo de contrução do projeto de Escola diferenciada Pankararu, suas motivações, conquistas e entraves e desafios.


Links para o filme:
- Versão legendada em português: https://youtu.be/WiI6fudQuW4
- Verão legendada em inglês: https://youtu.be/WsKmlCrnEn4