O Anticlericalismo sob o manto da República

Data da publicação: sex, 18/06/2021 - 11h55min

O Centro de Pesquisa e História Social da Cultura (Cecult) promove o lançamento do livro O Anticlericalismo sob o manto da República. Tensões Sociais e Cultura Libertária no Brasil (1901–1935), dia 24 de junho, às 14 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. A mesa contará com a participação do autor do livro, Cleber Rudy, com mediação de Fernando Teixeira da Silva, professor do Departamento de História do IFCH Unicamp.

Lançado pela Editora Alameda, o livro O Anticlericalismo sob o manto da República. Tensões Sociais e Cultura Libertária no Brasil (1901–1935) de Cleber Rudy discute o anticlericalismo enquanto concepção teórica e prática de oposição à dominação clerical foi cultivado de início nas sociedades contemporâneas europeias – especialmente em regiões de grande projeção católica –, mas que sem demora, encontrou solo fértil, para a sua propagação também no Brasil. Nesse sentido, o presente estudo propõe investigar o anticlericalismo (com ênfase na sua versão mais radical, defendida pelos anarquistas), assim como o conteúdo do discurso anticlerical difundido na imprensa e na literatura que, no início do século 20, circulou e foi produzida no Brasil.


Programação:

Data Título Local
qui, 24/06/2021 - 14:00 O Anticlericalismo sob o manto da República Canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter