AEL convida para o evento "EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL - CALOURADA 2018"

Data da publicação: ter, 03/04/2018 - 15h59min

O Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH/Unicamp (AEL), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH, está organizando mais uma vez sua calourada! Esse ano o tema escolhido foi a Defesa do Patrimônio Cultural.

A Universidade Pública é historicamente um polo de resistência aos retrocessos sociais, e no momento em que volta-se a polêmica sobre o destombamento no Brasil, o AEL quer promover o debate de como e porquê defender nosso Patrimônio Cultural, junto à comunidade.

As mesas tratarão do processo histórico envolvendo a institucionalização dos tombamentos no Brasil e o papel da Universidade, de como o tombamento de patrimônio material e imaterial auxilia na proteção de uma identidade cultural e dos embates de uma cidade cada vez mais refém da especulação imobiliária. Mariléa de Almeida trará o debate sobre o tombamento dos Quilombos, o Grupo Teatro Oficina discutirá a luta na defesa do Teatro e contra o destombamento de seu entorno, Marília de Andrade trará a perspectiva da herança e guarda de um acervo universal (Oswald de Andrade), Antonio Arantes e Paula Vermeesch falarão da Universidade e das diversas instâncias e espaços de luta de preservação patrimonial.

O evento será dia 14 de março (quarta feira) a partir das 14h30, no auditório 1 do IFCH. Durante o evento acontecerá a exposição Antropofagia em Cena - Memória e Acervo do Teatro Oficina, em homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina, cujo acervo documental está depositado no Arquivo.

qua, 14/03/2018 - 14:30 AEL convida para o evento "EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL - CALOURADA 2018" Auditório Fausto Castilho - IFCH