Atividades de Dominic McIver Lopes na Unicamp
O Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (Geeta) do IFCH Unicamp, com apoio do Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia da Universidade Federal de Goiás promove nos dias 22 e 23 de abril atividades com o professor Dominic McIver Lopes, da University of British Columbia (Canadá), que estará visitando a Unicamp.
Dominic McIver Lopes atua com pesquisas sobre filosofia da imagem, da arte, da expressão e da fotografia, abrangendo temas como representação e percepção pictóricas, valor estético e epistêmico das imagens — incluindo imagens científicas —, teorias e ontologia da arte, arte computacional e novas formas artísticas, além da história da estética na Europa e no Sul da Ásia. Ele ministrará um minicurso e uma palestra abertos ao público durante sua visita à Unicamp.
No dia 22 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, Dominic McIver Lopes ministrará o minicurso "Aesthetic Pluralism and What It Means for Policy", baseado em dois de seus livros mais recentes: Being for Beauty: Aesthetic Agency and Value (2018) e Aesthetic Injustice (2024). A atividade será realizada no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), e haverá emissão de certificado para participantes inscritos.
As inscrições para o minicurso para os interessados em certificado devem ser feitas no link MiniCurso- Aesthetic Pluralism and What It Means for Policy. Lista de Inscrição.
A primeira parte do minicurso introduz a teoria do valor estético que propõe uma abordagem prática, ancorada em diferentes culturas e práticas sociais. A segunda parte aborda o conceito de injustiça estética, refletindo sobre como contatos entre culturas estéticas distintas podem ser afetados por estruturas sociais injustas. O minicurso aplica essa reflexão a temas como apropriação cultural e padrões de beleza.
No dia 23 de abril, às 10h, também no CLE, Dominic McIver Lopes ministra a palestra “AI Art and Artists: What They Are, What They Could Be, What They Should Be”, na qual discute questões éticas e existenciais relacionadas à criação artística por inteligências artificiais como ChatGPT, Midjourney e Udio. O filósofo analisa diferentes formas de lidar com os impactos da IA no campo da arte e sugere caminhos para construir inteligências artificiais alinhadas com nossos valores estéticos.
Às 14h do mesmo dia, o professor Guilherme Ghisoni da Silva (UFG) apresenta a palestra "Philosophy in Images: Instances of the Relationship Between Photography and Philosophy". Ele compartilha sua experiência de mais de duas décadas investigando as interseções entre fotografia e filosofia, abordando tanto como a filosofia pode inspirar práticas artísticas quanto como a arte pode gerar novas reflexões filosóficas.
As atividades são promovidas pela professora Taisa Palhares (Unicamp/Geeta) e pelo professor Guilherme Ghisoni (UFG/LPFF), com apoio de Marco Ruffino (Unicamp/CLE).