Pensando a Palestina a partir de múltiplos processos de deslocamento/reposicionamento situacionais
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e pelo Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) do IFCH promovem a partir do dia 24 de outubro, o minicurso Pensando a Palestina a partir de múltiplos processos de deslocamento/reposicionamento situacionais, coordenado por Leonardo Schiocchet. O evento contará com a participação dos pesquisadores Denise Monzani da Rocha, Omar Ribeiro Thomaz e Sônia Cristina Hamid.
Mais do que nunca, precisamos falar sobre a Palestina e sobre o processo de colonização e limpeza étnica que culminou no genocídio que Israel vem perpetrando contra o povo palestino. Este minicurso tem como objetivo pensar a Palestina e a palestinidade a partir de múltiplos processos de deslocamento/reposicionamento (dis/emplacement) situacionais. Serão abordadas questões de violência física e simbólica próprias do contexto de colonização da Palestina e do exílio palestino, inscritos em um enquadramento mais amplo de violência étnica/racial, guerra e migração forçada, e suas repercussões psicossociologicas. Essa reflexão por sua vez se dará a partir de contextos específicos: o Brasil, a Alemanha, a Áustria, a África do Sul, Israel e os Territórios Palestinos Ocupados. Nesse sentido, o curso enfoca tanto o processo de pertencimento social de palestinos em alguns desses contextos, quanto processos de (re)ssignificação identitários metonímicos e metafóricos e de diversas formas de exclusão/inclusão. Este conteúdo está divido em três aulas, todas com a participação de antropólog@s brasileir@s que desenvolveram pesquisa entre palestinos e/ou no Oriente Médio, conforme o calendário abaixo:
24 de Outubro, das 17h às 19h; IH02 (IFCH) – Palestinos Refugiados no Brasil e o Processo de Reassentamento
Palestrante: Sônia Hamid; Mediador: Leonardo Schiocchet
31 de Outubro, das 17h às 19h; Projeção (IFCH) - O Holocausto no mundo de fala alemã e suas repercussões vis-à-vis Palestina/palestin@s
Palestrantes: Leonardo Schiocchet e Omar Thomaz; Mediadora: Denise Monzani
07 de Novembro, das 17h às 19h; Labmet 1 (IFCH) – Debatendo Apartheid a partir da África do Sul, Israel e Territórios Palestinos Ocupados
Palestrantes: Denise Monzani e Omar Thomaz; Mediador: Leonardo Schiocchet
Certificados serão emitidos para aqueles que alcançarem 75% de frequência considerando qualquer modalidade de participação (presencial ou online). Inscrições através do link: https://forms.gle/YPLZchSu73bU5DfK7
Biografias d@s participantes:
Leonardo Schiocchet é pesquisador associado do Instituto para Antropologia Social (ISA) da Academia Austríaca de Ciências, e Pesquisador Associado Sênior e Lecturer do Instituto para Antropologia Social e Cutural (IKSA) da Universidade de Vienna. Além disso, Schiocchet é co-chair da Comissão em Migração da IUAES e co-editor da Forced Migration Studies Series (transcript Press). A partir de janeiro de 2025, será Professor de Antropologia e Etnologia da Charles University, em Praga; e co-editor do jornal da EASA, Social Anthropology/Anthropologie sociale. Ele tem doutorado em antropologia (Boston University, 2011) e Habilitação (venia docendi) em Antropologia Social (Universidade de Viena, 2021). Suas últimas publicações incluem: Living in refuge: Ritualization and religiosity in a Christian and a Muslim Palestinian refugee camp in Lebanon (transcript Publishing, 2022); e Processos de Pertencimento e Organização Social entre Migrantes Forçados Árabes: Contribuições Teórico-Metodológicas (ABA Publicações e Editora Fi, 2024).
Omar Ribeiro Thomaz é Livre-docente pelo Departamento de Antropologia Social da Unicamp (2019), licenciado em História da Arte pela Universidat de Barcelona (1989), e doutor Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento por 12 anos e atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, ao Programa de Pós-Graduação em História (linha História Social da África) e ao Doutorado em Ciências Sociais. Realizou pós-doutoramento no Max Planck Institute for Social Anthropology (2007), em Halle Salle, Alemanha, com o apoio da Humboldt Foundation e foi pesquisador convidado no Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa), Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales, Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Universidade Livre de Berlim, Universidade Eduardo Mondlane e University of Massachussets Boston - entre outras instituições. Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia da guerra e do conflito e história social da África e do Caribe, tendo realizado pesquisa de campo no sul de Moçambique, em Uganda e no Haiti.
Denise Monzani da Rocha é pesquisadora-colaboradora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/IFCH/Unicamp) e coordenadora executiva de projetos da Panahgah Associação de Apoio Humanitário Internacional. Ela é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde defendeu a dissertação intitulada “The Judaization of East Jerusalem: archaeology, ruination and resistance in Silwan”, fruto da pesquisa realizada com palestinos em Jerusalém Oriental. É graduada em Ciências Sociais pela Unicamp e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Atua nas áreas de Antropologia e Direitos Humanos, com ênfase em violência política, processos de deslocamento forçado e reassentamento de migrantes e refugiados no Brasil, e tem experiência de campo na Palestina, onde atuou de janeiro a abril/2024 como observadora internacional de violação de direitos humanos (EAPPI).
Sônia Cristina Hamid é professora do Instituto Federal de Brasília (IFB). Mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, atua como assessora técnica da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. É autora do livro (Des)Integrando refugiados: os processos do reassentamento de palestinos no Brasil (Editora UnB), fruto de sua tese de doutorado; e co-organizadora dos livros “Pessoas em Movimento: práticas de gestão, categorias de direito e agências” (com Facundo, Munem e Gomes - Editora 7letras), e Laboratório de Cultura e História da Alimentação: práticas de educação e pesquisa (com Farias, Rotolo, do Carmo e Pimentel - Editora IFB). Tem como temas de pesquisa a diáspora palestina no Brasil e suas interfaces com gênero, geração e classe social; práticas de governo de populações em fluxos; humanitarismo; e consumo e alimentação halal no Brasil. Suas mais recentes publicações são A Nakba contínua e múltipla: palestinos do Iraque e da Síria no Brasil (com Helena Manfrinato - Cadernos de Campo) e Urban food environments and cultural adequacy: the (dis)assemblage of urban halal food environments in Muslim minority contexts (com Husseini de Araújo e Gondim do Rego - Food, Culture & Society).