Apresentação da fenomenologia dos devaneios
O Departamento de Filosofia promove a mesa Apresentação da fenomenologia dos devaneios, com a presença de Marcus Sacrini (USP), dia 15 de maio às 19 horas na Sala Multiuso.
O professor Marcus Sacrini filia-se à tradição fenomenológica, fundada por Edmund Husserl, e serve-se dos principais recursos metodológicos sistematizados em seu interior por diversos autores para propor uma investigação filosófica dos devaneios. Os devaneios são muitas vezes tomados como eventos psicológicos sem grande importância. Todavia, caso investigados sistematicamente, revelam uma produtividade da consciência dificilmente identificável no cumprimento das tarefas cotidianas e mesmo na vida perceptiva em geral. Assim, Sacrini se torna parte do movimento fenomenológico, que continua a pensar não apenas a filosofia de Husserl, mas parte dela para alcançar pontos não antes tematizados por ela mesma, como temos no exemplo dos fenômenos dos devaneios.
Marcus Sacrini é professor livre-docente no departamento de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), onde realizou sua graduação e pós-graduação. Tem estudos publicados em livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, centrados principalmente na fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty. Também se dedica ao estudo da teoria argumentativa e sua aplicação no ensino.