Workshop "Ocupar, lutar, prefigurar: práticas de refazer cidades"

Data da publicação: sex, 12/04/2024 - 17h07min

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promove o workshop Ocupar, lutar, prefigurar: práticas de refazer cidades, com a presença de Suraya Scheba (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul), nos dias 16, 18, 23 e 25 de abril, das 14 às 16 horas no Auditório Marielle Franco.

Recentemente, pesquisadores dos estudos urbanos têm se dedicado ao debate acerca da relação entre a produção e o espraiamento da cidade neoliberal e as práticas transgressoras da precarização da vida. Este curso apresentará, a partir da exériência de pesquisa da professora Suraya Scheba na University of Cape Town, na África do Sul, e na ocupação Cissie Gool House, na Cidade do Cabo, as ocupações urbanas a partir de um duplo que as constitui: enquanto reação à precaridade habitacional e enquanto prática de reimaginar e refundar a vida urbana, visando futuros emancipatórios.

O curso partirá de uma sessão que apresentará um histórico sobre a luta pela terra urbana na África do Sul, seguido de reflexões a partir da pesquisa em uma ocupação específica na Cidade do Cabo. Na terceira sessão, a professora Suraya nos convidará a reflexões éticas sobre o fazer pesquisa de maneira engajada com movimentos sociais desde a universidade. Encerraremos com a exibição do filme “City Occupied/ Cidade Ocupada”, e um debate com as professores Suraya Scheba e Stella Paterniani, parte da equipe de realização do filme.

Programação

16 de abril - 1. The past, present and future of South African urban land struggles

18 de abril - 2. Occupations as a reparative urban infrastructure: Thinking with Cissie Gool House in Cape Town, South Africa

23 de abril - 3. The ethics and practice of engaged scholarship: reflecting on the intersection between the academy and movement struggles

25 de abril - 4.  Exibição do filme “City Occupied/ Cidade Ocupada” e debate com as professoras Suraya Scheba e Stella Zagatto Paterniani sobre práticas de ocupação e pesquisa comparativa

Não há pré-requisitos para participar das sessões. As apresentações serão ministradas em inglês.  Haverá tradução colaborativa das pessoas participantes para o português durante as sessões. Os participantes inscritos receberão certificado. A organização é da professora Stella Zagatto Paterniani.

Se possível, a professora Suraya recomenda a leitura antecipada dos seguintes artigos:

Scheba, S., & Scheba, A. (2023). Co-producing just geographies: Resourcing,bridging, and critical crossings in engaged scholarship. Dialogues in Human Geography, 0(0). https://doi-org.ezproxy.uct.ac.za/10.1177/20438206231178810

Cirolia, L. R., Ngwenya, N., Christianson, B., & Scheba, S. (2021). Retrofitting, repurposing and re-placing: A multi-media exploration of occupation in Cape Town, South Africa. PlaNext–Next Generation Planning, 11, 144-165.

Scheba, S., & Millington, N. (2023). Occupations as reparative urban infrastructure: thinking with Cissie Gool House. City, 1-25.

O workshop será ministrado em inglês. Haverá tradução colaborativa das pessoas participantes para o português durante as sessões.

As inscrições podem ser realizadas neste link.

ter, 16/04/2024 - 14:00 Workshop "Ocupar, lutar, prefigurar: práticas de refazer cidades" Auditório Marielle Franco