Exu: Um Deus Afro-Atlântico no Brasil

Data da publicação: sex, 19/05/2023 - 13h37min

A próxima edição das Quartas de Antropologia terá como tema o livro Exu: Um Deus Afro-Atlântico no Brasil, com a presença do autor Vagner Gonçalves da Silva (USP). A mesa será realizada dia 24 de maio, às 16 horas na Sala IH02 (Térreo do Prédio da Graduação).

Exu é o deus africano mais saudado no mundo afro-atlântico. Seu culto, entretanto, não é homogêneo. Resulta de um longo processo histórico de conflitos, trocas, diálogos, negociações, imposições e resistências entre diversos sistemas cosmológicos que entraram em contato na confluência das culturas africanas, europeias e americanas.

Este livro se propõe fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, as duas denominações mais conhecidas entre as religiões de origem africana, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs — primeiro pelo catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo. O livro conta ainda com a mitologia afro-atlântica de Exu, na qual são compilados 183 mitos dessa divindade, identificados em textos acadêmicos e de divulgação religiosa, além de três anexos que trazem a iconografia, filmografia e musicografia de Exu.