Cosmopolitismo(s): um convite a pensar (n)a diferença

Data da publicação: qua, 07/12/2022 - 23h29min

O seminário Cosmopolitismo(s): um convite a pensar (n)a diferença será realizado dia 12 de dezembro, das 14 às 18 horas na sala IH06 do IFCH Unicamp. O encontro é aberto para todos os alunos de graduação e pós-graduação.

Tema geral do seminário

Seria o cosmopolitismo um antídoto diante da indiferença e da intolerância, que ameaçam nosso convívio e nosso horizonte comum?

 

Este seminário aberto é um convite a pensar junto sobre essa questão. É o resultado final do trabalho desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2022 com estudantes do tópico especial em história dedicado ao tema: Cosmopolitismo, história e vida urbana: entre universais, singulares e plurais (hh789, 2s.2022, J.Cerasoli). 

Cada uma das duas mesas coloca em pauta, a partir de reflexões preparadas pelas/os estudantes, os desafios experimentados historicamente pelos ideias cosmopolitas. A primeira mesa analisa o cosmopolitismo como prática, além e aquém do ideal consolidado pelos referenciais iluministas. A segunda se pergunta sobre a questão da alteridade e da diferença sob a ótica cosmopolita.

 

Entre as duas mesas, a questão fundamental pode ser definida pelo dilema da igualdade e da diferença, da singularidade e do universalismo na consideração do outro, nos termos que permanecem vigentes desde Hannah Arendt (A condição humana, 1958):

 

A pluralidade humana, condição básica da ação e do discurso, tem o duplo aspecto da igualdade e da diferença. Se não fossem iguais, os homens seriam incapazes de compreender-se entre si e aos seus ancestrais, ou de fazer planos para o futuro e prever as necessidades das gerações vindouras. Se não fossem diferentes [...], os homens não precisariam do discurso ou da ação para se fazerem entender.

 

Quem pode participar do seminário

O seminário não é apenas aberto a todos os estudantes que queiram acompanhar a tarde de debates. Ele é um convite a estar conosco nesse debate. Para receber um certificado de participação (atestando 4h. de seminário, como ouvinte), será necessário preencher uma inscrição (enviar nome e RA para cerasoli@unicamp.br). 

 

Programa:  mesas e participantes

Introdução breve - Josianne Cerasoli (14h.)

 

Mesa 1: Cosmopolitismo como prática - aquém e além de um ideal 

 

(14:10 a 15:25 - apresentações; 15:25 a 16h - debates)

 

As utopias e práticas anarquistas como realizadoras de um imaginário Cosmopolita - Lucas Eduardo Fahl de Oliveira 

 

As subjetividades na vida digital - Victor Giaretta Rubira 

Cyber-cosmopolitismo: a internet como espaço utópico - Guilherme Sotero de Lara

Pode o subalterno ser cosmopolita? - Isabel de Sousa Santana

Razão, loucura e cosmopolitismos - Maurício Brugnaro Júnior 

 

 

Mesa 2: Cosmopolitismo e alteridade - o "outro" em questão 

 

 

(16:15 a 17:15 - apresentações; 17:15 a 18h. - debates e conclusões) 

 

O cosmopolitismo dos povos originários: por uma ação coletiva de construir pontes “desde baixo” - Ana Carolina Martins Lira Pinto

 

Tentativas de projetos anarquistas - Ruan Akira Matuda

Cosmopolitismo e alteridade na perspectiva religiosa - o caso pentecostal - Livan Chiroma Veiga

Cosmopolitismo libertário, utopia supra-humanista e as Exposições Universais - Fernanda De Toledo Lopes

 


Programação:

Data Título Local
seg, 12/12/2022 - 14:00 Cosmopolitismo(s): um convite a pensar (n)a diferença Sala IH06