Bourdieu: Conexões Brasileiras 2022

Data da publicação: sex, 18/11/2022 - 13h16min

Uma das grandes contribuições de Pierre Bourdieu para as ciências sociais foi colocar em questão as condições de produção do conhecimento científico, demonstrando que a ciência, enquanto campo, é o efeito conjuntural das disputas e alianças entre agentes e instituições, numa produção que é necessariamente coletiva e historicamente determinada. Foi pensando na potência da produção científica coletiva que concebemos o Conexões Brasileiras, um evento destinado a reunir grupos de estudo e pesquisa envolvidos com a teoria bourdieusiana a fim de aprofundar o diálogo entre diferentes disciplinas e abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas no Brasil atualmente. Serão nove mesas com pesquisadores de mais de 18 universidades, permitindo um retrato do papel dos nossos cientistas para compreensão do mundo social. 

​Quer conhecer um pouco mais sobre como diferentes grupos de estudos abordam e desenvolvem a teoria bourdieusiana em território nacional? Conexões Brasileiras acontece entre 30 de novembro e 2 de dezembro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pode ser acompanhado pelo canal de YouTube do IFCH Unicamp. 

Saiba mais sobre o Conexões Brasileiras e acompanhe a programação completa em https://gebunicamp.wixsite.com/bourdieuconexoes2022.


Programação:

Data Título Local
qua, 30/11/2022 - 09:00 Bourdieu: Conexões Brasileiras 2022 Virtual e presencial