8º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Data da publicação: qui, 24/11/2022 - 11h41min

Uma breve história do Fórum

O Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia é um evento organizado por discentes-pesquisadoras/es do PPGS do IFCH/Unicamp desde 2014 e o interesse central é construir um espaço de diálogo e troca entre as/os colegas que estão desenvolvendo suas pesquisas. Nossa proposta é abrir caminhos para diálogos sobre desafios teóricos e metodológicos encontrados, bem como sobre as dificuldades que marcam nosso fazer científico. Por meio da organização de grupos de trabalho, conferências, mesas redondas e rodas de conversa tentamos unir pós-graduandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es para debater temas e problemas contemporâneos, tentando com isso estreitar os laços no interior do PPGS e com a comunidade do IFCH.

Oitava Edição: “Trabalho e Imaginação Sociológicos: crise, conflitos e horizontes”

O 8º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia retoma suas atividades presenciais neste ano de 2022, após dois anos do início da pandemia do novo coronavírus. Um período de fundamental distanciamento social, no qual aquelas/es que puderam ficaram isoladas/os em suas moradias. Frente a esta avassaladora crise social e sanitária, que ceifou e continua minando milhares de vidas, lutamos para manter espaços em que o trabalho e a imaginação sociológicos sejam possíveis. Entretanto, projetos políticos construíram um cenário catastrófico do qual poderíamos ter sido poupados. No Brasil, vivenciamos um genocídio empreendido e patrocinado por quem estimula o contágio em massa da população, nega a importância da vacinação e desacredita o conhecimento científico.

O regresso aos nossos saudosos espaços de circulação, associação e organização, contudo, permite que exerçamos nossa imaginação sociológica imersas/os na coletividade das/os que trabalham para a compreensão, a explicação e a transformação do mundo em que vivemos. Tal retorno também fortalece o nosso desejo coletivo de construir um horizonte de possibilidades que aponte para a superação das crises vigentes. Não obstante, as disputas e os desafios que se apresentam são múltiplos e complexos. No que diz respeito à educação pública, é preciso atentar para os ataques sistematicamente desferidos contra a Universidade, seja através de cortes orçamentários que afetam estudantes, funcionárias/os e professoras/es, seja por meio de investidas contrárias à autonomia universitária. Precisamos falar nos recentes fechamentos de programas de pós-graduação, de acesso e permanência estudantil, insuficiência das bolsas de pesquisa, censura a temas de estudo, perseguição às/aos pesquisadoras/es e precarização do trabalho das/os cientistas sociais.

Acreditamos que esse também é o momento para pensarmos quais contribuições a Sociologia vem dando para o debate público e para os processos de transformação do Brasil contemporâneo, tendo em vista o cenário social desolador em que nos encontramos, piorado em grande medida pelo avanço de forças políticas reacionárias. Assim, propomos esse Fórum como um espaço de realização de um balanço crítico acerca da atuação da Sociologia nesse contexto, bem como de reflexão sobre as perspectivas a serem construídas.

Com isso, convidamos toda a comunidade do IFCH a apresentar suas pesquisas no 8º FPPGS e a refletir coletivamente sobre o trabalho e a imaginação sociológicos em tempos de profundas crises, as quais nos convocam a disputar um novo horizonte. E todas/os da UNICAMP que queiram participar deste processo de reconstrução a vivenciarem as atividades do Fórum entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022.

Saiba mais em https://comissaofppgs.wixsite.com/fppgsociologia.

16 de novembro | Quarta-feira

10h GT2: Movimentos Sociais

Elisângela Oliveira Lima, José Caio Quadrado Alves, Luan Prado Piovani, Maria Laura Arantes Bessa | Debatedor: Prof. Dr. Gustavo Iván López Ovalle (UNAM) | Mediador: Gustavo de Sousa Vieira

10h GT5: Neoliberalismo e Migração