Documentação do Patrimônio arquitetônico: uma experiência italiana de método, técnica e formação

Data da publicação: qui, 01/09/2022 - 16h26min

Grupo de Pesquisa CNPq Patrimônio, Restauro e Projeto: diálogos de permanência e inovação do IFCH Unicamp, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Università Degli Studi di Ferrara, Itália, promove o seminário Documentação do Patrimônio arquitetônico: uma experiência italiana de método, técnica e formação, dia 06 de setembro às 9 horas, via Google Meet, pelo link https://meet.google.com/uho-agpw-veo.

Duas questões se destacam como motivadoras e eixos diretivos da temática de discussão desse evento:

- A atualidade das questões da documentação do patrimônio arquitetônico enquanto forma de preservação e formação de memória, com seus desafios tecnológicos e metodológicos;

- As questões de formação e capacitação para essa ação específica, que além de habilidades incluem as estratégias de envolvimento da comunidade enquanto fomentadoras do pertencimento, e que fazem emergir uma forte vocação de trocas e de internacionalização. 

Conferencistas:

Prof. Dr. Marcello Balzani - Arquiteto, Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara. Diretor do Centro Departamental DIAPReM, (www.diaprem.unife.it) que ele fundou. Responsável Científico do Laboratório TekneHub (www.teknehub.it) do Technopole da Universidade de Ferrara, afiliado à Rede de Construção de Plataforma de Alta Tecnologia Emilia-Romagna. Desde maio de 2017 ele é Presidente da “Clust-ER Building and Construction Association”. Ele é membro do ICOMOS e da UID (União Italiana de Desenho). Diretor do Master eBIM interuniversitário de nível II: Modelagem de Informação Predial existente para a gestão da intervenção no ambiente construído, para o treinamento do gerente BIM estabelecido e promovido pelas Universidades de Ferrara, Modena e Reggio Emilia e Parma e o sócio Harpaceas. É autor de mais de 300 publicações.

Dr. Luca Rossato - Arquiteto e Doutor em Planejamento Urbano e Arquitetura è pesquisador full-tima RTDa e colaborador do centro DIAPReM, Departamento da Arquitetura da Universidade de Ferrara. Inicialmente atuou como bolsista em projetos de pesquisa (2008), e sucessivamente como professor do curso de Arquitetura, professor visitante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade CEPT (Ahmedabad, Índia), Universidade Mackenzie (São Paulo, Brasil), desenvolvendo pesquisa em temas ligados a representação e o levantamento da arquitetura e a análise urbana e arquitetura modernista. Participa do setor editorial sendo membro da redação de "Paesaggio Urbano", "Architetti.com progetto e immagine digitale" e "Architetti idee cultura e progetto" e outras revistas. É autor de uma série de publicações entre: catálogos, artigos científicos, volumes e resumos em Anais de Congressos. É sócio da associação científica UID – Unione Italiana Disegno e membro ICOMOS. 

Dr. Fabiana Raco - Arquiteta e urbanista, doutorado em Tecnologia da Arquitetura e Coordenadora Técnica do Laboratório TekneHub, Tecnopolo Università di Ferrara (Itália). Coordenaou vários projetos de formação profissional avançada para projetos de restauro e reuso, entre os quais o “Master di II livello eBIM: Building Information Modeling per la gestione dell’intervento sul costruito”, promovido pela Università degli studi di Ferrara, Università degli studi di Modena e Reggio Emilia, Università degli studi di Parma e Harpaceas. 

A coordenação do evento é dos professores Prof. Dr. Haroldo Gallo (IA Unicamp) e Prof. Dr. Marcos Tognon (IFCH Unicamp).