Minicurso "Introdução à leitura de Conceito de Substância e Conceito de Função (1910)"

Data da publicação: qui, 18/08/2022 - 15h51min

Minicurso Introdução à leitura de Conceito de Substância e Conceito de Função (1910): considerando as críticas de Ernst Cassirer às concepções metafísicas do conhecimento a partir de sua epistemologia transcendentalmente orientada, dias 23 e 30 de agosto e 06 e 20 de setembro, das 14 às 18 horas, ministrado pelo professor convidado Dr. Lucas Amaral (pós-doc PUC-SP). O minicurso será híbrido, com transmissão apenas para inscritos e em plataforma fechada

Objetivos gerais e específicos:

Trata-se de um trabalho de leitura orientada da obra Conceito de Substância Conceito de Função: investigação sobre as questões fundamentais do conhecimento (1910), de Ernst Cassirer.

Busca-se, nesse sentido, desenvolver nos alunos a capacidade de leitura e interpretação de um texto, tais como: identificar termos técnicos; reconhecer estruturas argumentativas (problema, tese, argumento, fundamentação); exercitar a capacidade de leitura direta de um texto filosófico.

No minicurso iremos ler e discutir algumas passagens selecionadas do “Prefacio” e dos dois primeiros capítulos (“Sobre a teoria de formação de conceitos” e “O conceito de número”) da obra de Ernst Cassirer Conceito de Substância Conceito de Função: uma investigação sobre as questões fundamentais da crítica do conhecimento, de 1910.

Nesses capítulos, Cassirer expõe e discute as posições metafísicas de autores com respeito aos quais ele discorda. Para a execução dessa tarefa, ele propõe uma divisão sui generis do conhecimento entre uma visão metafísica (substancialista) e epistemológica (funcional) e, a partir disso, elabora todo o arcabouço de sua crítica a tradição.

Conteúdo:

A partir da leitura das passagens textuais de Conceito de Substância e Conceito de Função, discutiremos alguns conceitos fundamentais e pressupostos epistemológicos presentes neste momento da filosofia de Ernst Cassirer. Os acentos serão direcionados especialmente aos seguintes aspectos:

Pressupostos epistemológicos da obra de Cassirer: o neokantismo da escola de Marburgo; Método transcendental; Lógica Formal x Lógica transcendental; Teoria da abstração; Logicismo e estruturalismo matemático; Origens da Filosofia das formas simbólicas: sobre o status em 1910 da ciência enquanto uma ‘forma simbólica’.

Bibliografia básica:

Cassirer, E. Substanzbegriff und Funktionsbegriff: Untersuchungen über die Grundfragen der Erkenntniskritik. B. Cassirer Verlag. Berlin, 1910

Também serão indicadas traduções em inglês, português e italiano desta obra.

Bibliografia Complementar

GARCIA, R. Genealogia da Crítica da Cultura. Novas edições acadêmicas, 2014.

PORTA, M. A. G. Estudos neokantianos. Ed. Loyola. São Paulo, 2011. 


Programação:

Data Título Local
ter, 23/08/2022 - 14:00 Minicurso "Introdução à leitura de Conceito de Substância e Conceito de Função (1910)" Virtual