Lançamento do livro "Máquina Aberta: a mentalidade técnica de Gilbert Simondon"

Data da publicação: qua, 20/04/2022 - 14h41min

O Grupo de Estudos Gilbert Simondon (GrEGS) convida para o lançamento do livro Máquina Aberta - a mentalidade técnica de Gilbert Simondon, organizado por Thiago Novaes, Evandro Smarieri e Lucas Vilalta, dia 27 de abril, às 19 horas no Auditório Fausto Castilho.

Filósofo francês com suas teses publicadas em 2020 no Brasil, Gilbert Simondon tem despertado muito interesse nas mais variadas disciplinas e uma produção crescente em torno de seus conceitos em todo o mundo. No dia 26 de abril, às 19h, o GrEGS realiza o lançamento da primeira coletânea em português dedicada ao autor, precedido da palestra de Pedro Peixoto Ferreira, professor de Sociologia da Unicamp.

A presente coletânea reúne 18 artigos dedicados ao pensamento de Gilbert Simondon, incluindo a tradução de A Mentalidade Técnica, do autor, e versões em português de textos originais em espanhol, inglês e francês. Dividido em quatro seções, este primeiro volume da Máquina Aberta é resultado do trabalho de mais de 3 anos de seleção e contato com autores do Brasil e exterior, organizado por Thiago Novaes, doutor e  mestre em Antropologia Social (UnB, 2016; Unicamp, 2012), com estágios pós-doutorais na UFRJ e na UCL da Inglaterra (2018; 2019); Evandro Smarieri, doutorando em Sociologia na Unicamp; e Lucas Vilalta, doutorando em Filosofia na USP.

A tentativa do livro é introduzir e relacionar a filosofia de Simondon a temáticas e debates contemporâneos de diferentes campos do conhecimento, abrindo caminhos e experimentando uma nova forma de publicação, que se inicia com o presente trabalho, e se expandirá em futuras coletâneas, eventos e na internet, especialmente no portal dedicado ao autor: http://www.gilbertsimondon.org/.


Programação:

Data Título Local
qua, 27/04/2022 - 19:00 Lançamento do livro "Máquina Aberta: a mentalidade técnica de Gilbert Simondon" Auditório Fausto Castilho