Tradição e modernidade na trajetória política do Padre Cícero Romão Batista

Data da publicação: ter, 29/03/2022 - 15h09min

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social será realizada no dia 30 de março, às 17 horas no Auditório Fausto Castilho e com transmissão nos canais do IFCH Unicamp. O tema será Tradição e modernidade na trajetória política do Padre Cícero Romão Batista, e contará com a presença do professor colaborador Carlos Steil.

Carlos Alberto Steil é professor aposentado da UFRGS, professor colaborador do departamento de antropologia e do Programa de Pós-graduação da Unicamp, pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Espiritualidade e Saúde e do Laboratório de Estudos da Religião, ambos do IFCH. A aula inaugural "TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA TRAJETÓRIA POLÍTICA DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA" retoma artigo recente do autor e tem como foco o sentido de reconciliação na ação política do Padre, aqui interpretado como um divisor de águas entre dois projetos de nação que atravessam a história recente do país. De um lado, o projeto excludente, que afirma e reproduz a divisão, defendido pelas elites políticas, pelos intelectuais e pelo clero reformador. De outro, o projeto inclusivo, defendido pelo Padre Cícero, para quem a realização da modernidade dependeria da reconciliação entre tradição e modernidade.

 

 


Programação:

Data Título Local
qua, 30/03/2022 - 17:00 Tradição e modernidade na trajetória política do Padre Cícero Romão Batista Auditório Fausto Castilho e canais do IFCH Unicamp