Terceira live do lançamento do livro "A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil"

Data da publicação: sex, 19/11/2021 - 11h04min

A terceira live do lançamento do livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil será realizada dia 24 de novembro, às 18h30, nos canais do IFCH Unicamp. Neste evento a mesa contará com a presença de Aldair Rodrigues, Júnia Ferreira Furtado, Fernanda Domingos Pinheiro e Marcelo Santos Matheus.

Lançado pela Nau Editora e organizado por Aldair Rodrigues, Ivana Stolze Lima e Juliana Barreto Farias, o livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil busca compreender o que foi a diáspora mina. Como compreender as múltiplas conexões entre o Golfo do Benim e o Brasil, na época do tráfico transatlântico de escravizados? Em 13 capítulos, pesquisadoras e pesquisadores em história, antropologia e linguística analisam a experiência histórica dos povos que os portugueses classificavam genericamente através do rótulo mina, tanto na África como em diversas regiões do Brasil. A historicidade dos significados da categoria mina transparece em análises que consideram a ampla diversidade de grupos étnicos que subjaz a esse termo e, ao mesmo tempo, as especificidades que costuma encobrir. Para tanto, são examinadas as práticas culturais e a construção de identidades étnicas dos múltiplos grupos que habitavam aquela região da África, como os cobus, savalus, courás, mahis, fons, jejes, ardas, nagôs.


Programação:

Data Título Local
qua, 24/11/2021 - 18:30 Terceira live do lançamento do livro "A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil" Canais do IFCH Unicamp