7º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Data da publicação: qui, 18/11/2021 - 15h47min

O Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia é um evento organizado por discentes-pesquisadoras/es do PPGS do IFCH Unicamp desde 2014 e o interesse central é construir um espaço de diálogo e troca entre as/os colegas que estão desenvolvendo suas pesquisas.

Nossa proposta é abrir caminhos para diálogos sobre desafios teóricos e metodológicos encontrados, bem como sobre as dificuldades que marcam nosso fazer científico.

Por meio da organização de grupos de trabalho, conferências, mesas redondas e rodas de conversa tentamos unir pós-graduandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es para debater temas e problemas contemporâneos, tentando com isso estreitar os laços no interior do PPGS e com a comunidade do IFCH.

Sétima Edição: É possível atravessar precariedades?

A precariedade se apresenta como um símbolo do atual contexto brasileiro, concretizada em múltiplas dimensões e direções. Da pandemia e da crise sanitária da Covid-19 ao crescimento da pobreza e da insegurança alimentar, dos ataques à democracia ao crescimento do desemprego, das ameaças explícitas contra diferentes grupos sociais vulnerabilizados aos irreversíveis riscos ao meio ambiente. Assistimos ao desmonte das condições necessárias para o trabalho de pesquisa acadêmica, junto da disseminação de discursos públicos cada vez mais organizados com o objetivo de, não só questionar sua importância, como inviabilizá-lo.

O que significa, por exemplo, ser mãe e pesquisadora neste momento? O que significa ser pós-graduanda ingressante pelo sistema de cotas? O que significa, para muitos de nós, depois de anos de investimento em uma carreira, estarmos diante de incertezas e sem alternativas? As aflições causadas por todas essas precariedades nos lançam ao desafio de pensar o que fazer neste contexto. Especialmente porque, imersos em nosso próprio objeto, essas preocupações se desdobram em distintas camadas.

Desse modo, o ambiente da pós-graduação vem sendo marcado por uma série de inseguranças e angústias. A morosa expansão do sistema de ensino que inseriu, de modo singular, grupos historicamente marginalizados do meio acadêmico sucumbe diante das precariedades. Assim, essa crise se realiza desigualmente, produzindo e acentuando outras formas de desigualdades.

Este é um convite para que a comunidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) reflita criticamente sobre suas condições sociais de existência, de trabalho e de convivência; um convite para um momento de reflexão coletiva sobre nossa situação atual. Queremos pensar esta crise a partir deste lugar político e
epistemológico.

Precisamos urgentemente discutir aspectos que se refletem na política institucional dos nossos programas: corte de bolsas, dificuldades de permanência, medidas de desmonte da pesquisa em Ciências Humanas no Brasil, incertezas em relação ao futuro profissional e à realização de concursos dos quais depende a existência da educação pública nacional. Internamente ao IFCH, destacamos a dificuldade de construir uma comunidade coesa de estudantes em um contexto em que estamos atomizados, estudando e pesquisando a partir de nossas casas e interagindo entre nós exclusivamente por intermédio de telas.

A partir deste cenário estilhaçado por dificuldades múltiplas, convidamos a comunidade do IFCH para participar do 7º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp, para que possamos refletir coletivamente sobre a questão: é possível atravessar precariedades?

22 de novembro | Segunda-feira
14h Mesa de Abertura: "Produtivismo e Saúde Mental na Pós-Graduação"
Arlindo Gregório Baré (UNICAMP), Profa. Dra. Carla Cristina Dutra Burigo (UFSC), Prof. Dr. Elton Rogério Corbanezi (UFMT) | Debatedor: Prof. Dr. Michel Nicolau Netto (PPGS/IFCH/ UNICAMP) | Mediadoras: Carla Dias Oliveira e Viviane Vidigal (PPGS/IFCH/UNICAMP)

23 de novembro | Terça-feira
10h GT1: Neoliberalismo, Capitalismo e Trabalho

Andrea Bárbara Lopes de Azevedo, Isabela Vicente Monti, Tainah Morais Lago, Viviane Vidigal | Debatedor: Dr. Marco Gonsales (PPGS/IFCH/ UNICAMP)

14h GT2: Teoria Social
Caio César Pedrón, Frantz Rousseau Déus, Jonas Marcondes Sarubi de Medeiros, Olavo Antunes de Aguiar Ximenes, Rafael Augusto Palazi | Debatedor: Prof. Dr. Josué Pereira da Silva (PPGS/IFCH/UNICAMP)

19h Conferência de Virgínia Fontes (UFF): “Conferência e ato em defesa de uma educação efetivamente pública”
Comentadores: Profa. Dra. Carolina Catini (FE/UNICAMP) e Ricardo Antunes (PPGS/IFCH/UNICAMP) | Mediadora: Milena Brentini Santiago (PPGS/IFCH/UNICAMP)

24 de novembro | Quarta-feira
14h30 GT3: Estado, Política e Sociedade
Florencia Musante, Leandro Rodrigues dos Santos, Milena Brentini Santiago, Paulo Henrique Dantas Pita | Debatedora: Dra. Bruna Della Torre (PPGS/IFCH/UNICAMP)

14h30 GT4: Pensamento Social do Brasil
Carla Carolina Dias de Oliveira, Gustavo de Sousa Vieira, Mateus da Silva Lisboa, Pedro de Castro Picelli | Debatedor: Dr. Silvio Matheus Alves Santos (PPGS/IFCH/UNICAMP)

25 de novembro | Quinta-feira
10h GT5: Educação, Neoliberalismo e Gênero
Amasa Ferreira Carvalho, Carla Carolina Dias de Oliveira, Georgia Carolina Carvalho Martins, Rodolfo Soares Moimaz, Stefano Schiavetto | Debatedora: Profa. Dra. Mariana Chaguri (PPGS/IFCH/UNICAMP)

14h30 GT6: Cultura, Legitimidade e Distinção
Bárbara Venturini Ábile, Carolina Carvalho de Assumpção, Talitha Alessandra Ferreira, Vinicius Borges Alvim | Debatedor: Dr. Marco Tobón (PPGA/IFCH/UNICAMP)

26 de novembro | Sexta-feira
14h Mesa de encerramento: “Como Pensamos as Políticas de Permanência?”
Dra. Anna Carolina Venturini (IPP-CEBRAP), Profa. Dra. Bárbara Castro (PPGS/IFCH/Unicamp), Mariana Martinelli (PPGS/IFCH/ UNICAMP) | Mediador: Isaac Palma Brandão (PPGS/IFCH/ UNICAMP)