IV Seminário PolBras

Data da publicação: seg, 18/10/2021 - 16h35min

O Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras), vinculado ao Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), realizará no dia 3 de novembro de 2021 o IV Seminário PolBras, desta vez de forma virtual.

O evento marca o 10º ano de atividades do PolBras, que é composto por estudantes de graduação em Ciências Sociais e de pós-graduação em Ciência Política do IFCH. O Grupo é aberto para participações. Basta enviar um e-mail para politicabrasileira.unicamp@gmail.com.

O evento contará com duas sessões de apresentação de trabalhos. Para participar dessas sessões, inscreva-se no link https://forms.gle/FMoPMtPEbCxTzGnm8.

Sessão 1 (09h00), com comentários do Prof. Dr. Sergio Simoni Jr. (UFRGS):
- "Populismo e a onda conservadora no Brasil", de Yasmin Bicca (Unicamp) e Beatriz A. Mezzalira (Unicamp);
- "Comportamento político nas eleições de 2020", de Monize Arquer (Unicamp) e Luiz Gabriel Lima (Unicamp);
- "Partidos conservadores no Brasil do século XXI", de Henrique Curi (Unicamp) e Otávio Z. Catelano (Unicamp).

Sessão 2 (10h30), com comentários da Prof.ª Dr.ª Mariele Troiano (UFF):
- "Ninguém pode servir a dois senhores? Relação entre partidos e Deputados Federais evangélicos", de Marcela Tanaka (Unicamp), Vitor Vasquez (UFPI) e Rodrigo Dolandeli (UFPA);
- "Voto no Legislativo e novas ferramentas digitais", de Géssica de Freitas (Unicamp), Beatriz A. Mezzalira (Unicamp) e Jade M. Becari (Unicamp).

A mesa de encerramento do evento será realizada às 15h00 e será transmitida pelos canais oficiais do IFCH-Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

"Revisitando a obra 'Partidos conservadores no Brasil contemporâneo'", com Scott Mainwaring (University of Notre Dame), Rachel Meneguello (Universidade Estadual de Campinas) e Timothy Power (University of Oxford). Debatedores: Fernando Bizzarro (Harvard University) e Vitor Sandes-Freitas (Universidade Federal do Piauí).

qua, 03/11/2021 - 09:00 IV Seminário PolBras Canais do IFCH