Fórum Permanente: Abolicionismos penais: um mundo sem prisões e sem polícias é possível?

Data da publicação: qui, 14/10/2021 - 16h15min

O Fórum Permanente Abolicionismos Penais: um mundo sem prisões e sem polícias é possível? será realizado dias 18 e 19 de outubro, nos canais dos Fóruns Permanentes.

O evento visa a explorar alternativas às políticas de justiça e segurança centradas nos modelos policial, judicial e penitenciário, a partir do diálogo entre intervenções acadêmicas e ativistas conhecidas como “abolicionismos penais”.

Debates e mobilizações políticas pela abolição da pena, das prisões e das polícias tiveram um impulso inicial global nos anos 1960 e 70 e, agora, retomam centralidade diante de problemas como encarceramento em massa, chacinas e massacres, violência policial e racismo dos sistemas de justiça. Este fórum pretende problematizar essas características das políticas de justiça e segurança e seus efeitos reprodutores de desigualdades, colocando no horizonte político a possibilidade de um mundo sem prisões e sem polícias, por meio do diálogo com acadêmicas e ativistas brasileiras.

Saiba mais no site do Fórum Permanente. As inscrições devem ser realizadas em sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/687.

A organização e promoção do evento é do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PPGCP/IFCH-Unicamp); PolCrim – Laboratório de Estudos de Política e Criminologia.


Programação:

Data Título Local
seg, 18/10/2021 - 14:00 Fórum Permanente: Abolicionismos penais: um mundo sem prisões e sem polícias é possível? www.foruns.unicamp.br